Nutricionista recomenda estratégias para combater a desidratação | aRede
PUBLICIDADE

Nutricionista recomenda estratégias para combater a desidratação

Além do consumo de água, legumes, hortaliças e frutas, refeições caldosas podem ajudar na hidratação no clima quente e seco

A professora Paloma destaca as frutas e hortaliças como excelentes aliadas na busca pela hidratação.
A professora Paloma destaca as frutas e hortaliças como excelentes aliadas na busca pela hidratação. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a chegada do período da seca, os cuidados devem ser redobrados e a preocupação com a alimentação adequada torna-se ainda mais relevante. Mestre em Nutrição e professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, aponta as escolhas nutricionais inteligentes como diferenciais para garantir a saúde e o bem-estar durante toda a estação.

"A água é o nosso maior suporte para a hidratação, especialmente em climas secos", destaca Paloma. Ela ressalta que, mesmo em regiões onde a água é tratada e disponível, é fundamental compreender a quantidade de minerais adequados para uma hidratação eficaz.

A nutricionista explica que, em condições normais, o recomendado é consumir cerca de dois litros de água por dia. No entanto, no período de seca, essa necessidade aumenta consideravelmente. "O corpo reage naturalmente à desidratação, e é crucial que o consumo de água seja intensificado", enfatizou.

A docente do CEUB alertou sobre a importância de optar pela água pura no lugar de outras bebidas. "Refrigerantes e sucos não substituem a água, pois ela possui uma composição única que permite a absorção ideal pelo corpo", esclarece. Para aqueles que têm dificuldade em consumir água pura, Paloma sugere uma alternativa: água saborizada com pedaços de frutas, como limão, abacaxi ou laranja, uma maneira refrescante e saudável de se manter hidratado.

Com foco na alimentação, Paloma destaca as frutas e hortaliças como excelentes aliadas na busca pela hidratação. "Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, mamão, caju e laranja, fornecem não apenas líquidos, mas também vitaminas e minerais essenciais”. Ela esclarece que, embora as frutas e sucos sejam benéficos, não substituem a ingestão direta de água, mas podem compor o padrão de hidratação ideal do corpo.

Durante as refeições principais, como almoço e jantar, a professora do CEUB aconselha escolher preparações que contenham molhos, uma vez que esses podem contribuir para a ingestão adicional de líquidos. De acordo com a nutricionista, a diversificação da dieta é sempre bem-vinda, abrangendo todos os grupos alimentares, desde cereais até leguminosas, como arroz e feijão - que, além de nutrir, fornecem uma quantidade considerável de água.

O consumo excessivo de alimentos ricos em sal e açúcar são contraindicados. "Esses componentes podem aumentar a sensação de sede, levando a um ciclo de desidratação indesejada. O ideal é garantir uma abordagem equilibrada à alimentação, privilegiando alimentos frescos e evitando produtos ultraprocessados, com alto teor de sódio, podendo levar ao inchaço corporal", alerta.

Em relação à escolha entre alimentos frescos, enlatados ou congelados, Popov destaca que o consumo de alimentos frescos é sempre a melhor opção, quando o assunto é hidratação e saúde. No entanto, alimentos congelados, como frutas, também podem ser uma alternativa viável. "Frutas congeladas, como uvas e acerolas, podem ser adicionadas à água, proporcionando sabor e hidratação extra", indica.

A busca pela hidratação adequada

"A sede é um sinal de que o corpo já está desidratado, portanto, é essencial priorizar a hidratação contínua". Nesse sentido, a manutenção do consumo regular de água oferece diversos benefícios ao corpo, contribuindo para a melhora da saúde da pele, um adequado funcionamento do sistema intestinal e a lubrificação das mucosas em várias partes do corpo, como boca, olhos e nariz. Paloma Popov destaca que a hidratação impacta positivamente a gente produção de suor, o que é particularmente vantajoso quando mantemos um nível saudável de hidratação.

"Até mesmo para a saúde bucal, o papel da água é notável. A saliva, essencial para a mastigação e deglutição dos alimentos, desempenha um papel fundamental na digestão adequada. Portanto, garantir uma ingestão adequada de água permite uma gestão mais eficiente dessas funções vitais".

Com informações, assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE