Entrevista com funcionária leva classe de Campo Largo a criar campanha
Roteiro de perguntas, reportagem com a equipe de higienização e visitas a outras salas foram aplicados no quarto ano integral da Escola Vereador José Andreassa em projeto sobre organização e descarte do lixo
O quarto ano integral da Escola Municipal Vereador José Andreassa, em Campo Largo, da professora Rosângela A. Magalhães Velho, vivenciou, na terceira etapa de um projeto pedagógico, uma experiência de campo ao entrevistar a funcionária Gabriela, da equipe de higienização da escola. A docente relata que o objetivo central foi compreender a dinâmica diária de organização, coleta e descarte do lixo no ambiente escolar.
"Previamente, em sala de aula, as crianças elaboraram um roteiro de perguntas. Durante a atividade, Gabriela explicou a rotina de separação dos materiais e apontou os principais desafios enfrentados, como o descarte incorreto de resíduos nos pátios", aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A ação gerou resultados pedagógicos relevantes, acrescenta Rosângela: engajamento direto dos alunos com a zeladoria da escola, espírito investigativo na coleta de dados reais sobre os resíduos e desenvolvimento da oralidade por meio do treino de postura e escuta atenta.
"Após a conversa, impactados pela realidade apresentada por Gabriela, os estudantes decidiram agir. Eles organizaram uma campanha de conscientização e visitaram as outras salas de aula para orientar os demais alunos sobre a importância de manter a escola limpa", conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Vereador José Andreassa clicando aqui.


























