Entrevista com diretora e uso do JM marca Dia da Mulher em Jaguariaíva
Produções com foco jornalístico no quinto ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio contaram exemplares do Jornal da Manhã e conversa com a gestora sobre desafios e conquistas em trabalho direcionado ao 8 de março

O quinto ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio, em Jaguariaíva, da líder e professora Isadora de Souza Barreiro, desenvolveu uma atividade sobre o Dia Internacional da Mulher, com entrevista junto à diretora da instituição de ensino, Elisângela Araújo, e uso de exemplares do Jornal da Manhã. A docente explica que o objetivo foi promover a reflexão sobre a importância das mulheres na sociedade, suas conquistas e desafios enfrentados ao longo da história.
“Inicialmente, a turma realizou uma conversa coletiva sobre o significado do Dia da Mulher. Todos os alunos participaram desse momento de reflexão e, também, da decisão sobre qual mulher da escola seria entrevistada. Em conjunto, escolheram a diretora Elisângela Araújo e colaboraram na criação das perguntas que seriam feitas durante a entrevista. Durante a conversa, a diretora destacou que o Dia da Mulher representa conquistas importantes ao longo do tempo. Segundo ela, ‘significa luta e prosperidade, porque antigamente a mulher não tinha voz e hoje nós temos voz’”, relata Isadora.
A educadora elenca que, Elisângela, ao falar sobre inspiração, destacou que admira “a mulher corajosa, que não tem medo de correr atrás dos seus sonhos”, além de compartilhar uma conquista importante de sua vida, afirmando que sua maior realização foi a independência financeira. Assim, incentivou as meninas a valorizarem os estudos e buscarem autonomia.
“Em suas palavras, o conselho que sempre dá às alunas é: “estudem e procurem ter uma carreira para serem independentes”. Após a realização da entrevista, os alunos analisaram exemplos de matérias em jornais impressos, observando como as informações são organizadas nesse tipo de texto. Em seguida, produziram coletivamente uma matéria jornalística sobre a entrevista realizada, registrando as principais falas e reflexões da diretora”, complementa a professora.
Por fim, a docente pontua que a atividade proporcionou um momento de aprendizado, escuta e participação ativa dos estudantes, que puderam compreender melhor a importância das mulheres na sociedade e valorizar figuras femininas presentes em suas vidas.
Acesse o blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio clicando aqui.





















