Oficina de aviões de papel diverte e amplia habilidades em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Oficina de aviões de papel diverte e amplia habilidades em Tibagi

Criatividade, curiosidade científica, raciocínio lógico e diversão tomara conta das classes de jornada amplia da Escola Telêmaco Borba em amplo trabalho que uniu teoria e prática de forma dinâmica

Trabalho desenvolveu diversas competências junto aos alunos
Trabalho desenvolveu diversas competências junto aos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As turmas de jornada ampliada da Escola Municipal Telêmaco Borba, em Tibagi, da professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, participaram de uma oficina de aviões de papel. A docente aponta que a criatividade, a curiosidade científica e o raciocínio lógico ‘decolaram juntos’ à proposta.

“A atividade começou com a construção dos aviões. Cada aluno pôde soltar a imaginação, escolhendo formatos diferentes de asas, bicos e tamanhos variados. Durante o processo, eles utilizaram réguas para medir o comprimento das asas, o tamanho do corpo do avião e até a altura da dobra do bico – explorando conceitos matemáticos de forma prática e significativa”, aponta a educadora.

Rita elenca que, movidos pela curiosidade, surgiram perguntas investigativas, como ‘avião maior voa mais longe?’, ‘o bico influencia no voo?’, ‘as asas precisam ser grandes ou pequenas?’. Para responder à questão, explica a professora, os alunos testaram seus modelos em lançamentos no pátio da escola e observaram os resultados com atenção.

GALERIA DE FOTOS

  • Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
    Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
  • Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
    Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
  • Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
    Diversão e aprendizado configuraram proposta com os estudantes.
  

“A cada novo teste, novas conclusões eram construídas: perceberam, por exemplo, que aviões com pontas mais alongadas geralmente alcançavam distâncias maiores, e que o formato e o tamanho das asas influenciavam diretamente no tempo e estabilidade do voo”, complementa a educadora.

Por fim, a docente cita que, ao final das atividades, os estudantes registraram suas descobertas e compartilharam suas hipóteses e conclusões em grupo, fortalecendo o espírito investigativo e colaborativo da turma. “A aula foi uma verdadeira experiência de aprendizado leve e envolvente, onde a ciência, a matemática e a criatividade voaram juntas”, conclui Rita.

Acesse o blog escolar da Escola Telêmaco Borba clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right