Projeto comunicacional em Campo Largo explora telégrafo e código Morse
Trabalho que com meios de comunicação que vem sendo desenvolvido no quarto ano A da Escola Vereador José Andreassa teve nova etapa ao experimentar mais sobre sistemas comunicacionais e projeções de construção
Publicado: 19/09/2025, 10:44

O quarto ano A da Escola Municipal Vereador José Andreassa, em Campo Largo, do professor Henrique Rodrigues, desenvolveu um trabalho que deu continuidade ao projeto sobre meios de comunicação realizado neste ano. O docente relata que, desta vez, a turma viveu uma experiência muito especial ao conhecer o telégrafo e código Morse.
“O telégrafo foi um dos primeiros meios de comunicação à distância, criado no século XIX. Ele funcionava por meio de fios que transmitiam sinais elétricos de um ponto a outro. Já o código Morse é um sistema de sinais curtos e longos (pontos e traços) que representavam letras e números, permitindo que mensagens fossem enviadas, mesmo a grandes distâncias”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Henrique, pensando na evolução tecnológica e em como esses inventos abriram caminho para as comunicações modernas, os alunos tiveram a oportunidade de experienciar um telégrafo produzido pelo professor Nycolas, com um desafio de construir um sistema de comunicação do gênero com luzes de LED nas próximas semanas.
“Para isso, experimentaram acender os LEDs utilizando um circuito simples com pilhas, vivenciando na prática como a ciência e a criatividade caminham juntas. Na sequência, os estudantes treinaram o uso do código Morse com um celular, através da lanterna. E, registraram os sinais que correspondem às letras dos seus nomes”, conclui o docente.
Acesse o blog escolar da Escola Vereador José Andreassa clicando aqui.