Vamos Ler e Unimed PG auxiliam na alimentação saudável em Imbaú
Videoaula da parceria foi base para quarto ano C da Escola Barão do Rio Branco contextualizar temática e montar um lanche, de forma coletiva, que demonstrou a aplicação de refeições com saúde com método prático
Publicado: 16/09/2025, 09:23

O quarto ano C da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Laudicéia Bankes, desenvolveu um trabalho sobre alimentação saudável, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre o tema. A docente explica que o objetivo da atividade foi conscientizar os estudantes sobre a importância de escolhas alimentares nutritivas e equilibradas para a saúde e bem-estar.
“A atividade foi desenvolvida de forma lúdica e interativa, combinando recursos audiovisuais, literatura infantil e uma atividade prática de culinária. A aula teve início com a exibição da vídeoaula especial do projeto Vamos Ler com a Unimed, com foco em alimentação saudável. O material serviu como ponto de partida para um debate sobre o tema, e a partir dele foi possível abrir uma discussão sobre o que realmente significa ter uma alimentação saudável”, aponta a educadora.
Laudicéia elenca que os alunos foram incentivados a compartilharem como se alimentam ao longo do dia, o que permitiu identificar hábitos e sanar dúvidas sobre a importância de frutas, verduras e outros alimentos nutritivos. Na sequência, trabalharam a leitura e interpretação da história ‘O Sanduíche da Dona Maricota’. A professora pontua que a narrativa, rica em ingredientes, motivou a participação da turma e serviu de inspiração para a próxima atividade.
GALERIA DE FOTOS
“A partir dos alimentos citados na história, os alunos criaram uma lista de seus ingredientes favoritos para montar um sanduíche. A proposta era que eles pensassem em opções saudáveis e criativas, combinando diferentes texturas e sabores. Para aprofundar o aprendizado, foi proposta uma atividade prática: a montagem de sanduíches saudáveis na aula seguinte. Para isso, foi feito um comunicado aos pais e responsáveis, pedindo que cada aluno trouxesse ingredientes de sua preferência (como os que eles listaram) para montar e compartilhar seu sanduíche com a turma”, complementa a educadora.
Por fim, a docente cita que a ideia foi promover o trabalho em equipe, a troca de experiências e a valorização de alimentos nutritivos de forma divertida e colaborativa. “A atividade culminará com a experiência de preparar e saborear um lanche feito por eles mesmos, reforçando a mensagem de que uma alimentação equilibrada pode ser muito saborosa”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.