Trabalho em Rio Azul une folclore, cultura, família e autonomia de alunos
Amplas ações que valorizam as tradições populares brasileiras, como confecção de personagens típicos locais, uniram turma multisseriada da Escola do Campo Joaquim Vieira, com familiares e exposição de trabalhos
Publicado: 10/09/2025, 06:47

A turma multisseriada da Escola Municipal do Campo Joaquim Vieira, em Rio Azul, desenvolveu uma atividade que buscou valorizar e preservar a cultura brasileira, aproximando os alunos do universo do folclore, por meio de atividades pedagógicas e criativas. A diretora Andrea Maria Aliboski Ulbrich destaca a proposta.
“Inicialmente, em sala de aula, os alunos participaram de momentos de estudo, leitura de lendas, rodas de conversa, músicas, pesquisas e produções artísticas, explorando personagens e manifestações culturais do nosso folclore. Posteriormente, o projeto se estendeu para além da escola, envolvendo também a participação das famílias”, relata a gestora.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também cita que cada aluno, com seus familiares, foi convidado a confeccionar um personagem do folclore brasileiro, utilizando materiais diversos e muita criatividade.
“Essa parceria entre escola e família fortaleceu os vínculos, ampliou o aprendizado e possibilitou que os alunos vivenciassem o folclore de forma lúdica, significativa e colaborativa. O resultado foi uma exposição dos trabalhos confeccionados, onde os alunos puderam apresentar seus personagens e compartilhar seus aprendizados, celebrando a riqueza e a diversidade da nossa cultura popular”, conclui Andrea.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Joaquim Vieira clicando aqui.













































