‘Pegada Ecológica’ estimula ações ambientais em Rio Azul
Videoaula do Vamos Ler e Telhas Construção Brasil foi base para que turma multisseriada da Escola do Campo Doutor Getúlio Vagas pudesse agregar conhecimentos e iniciativas ambientais pelo bem do planeta
Publicado: 05/09/2025, 08:40

A turma multisseriada da Escola Municipal do Campo Doutor Getúlio Vargas, em Rio Azul, da professora Nancy Maristela Tyski, desenvolveu um trabalho nesta semana de conscientização para a preservação do meio ambiente. A docente elenca que a turma trabalhou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Telhas Construção Brasil sobre a ‘Pegada Ecológica’.
As atividades, explica a educadora, eram voltadas aos cuidados que devemos ter com a natureza, desde atitudes mais simples e tarefas mais básicas no nosso dia a dia, enfatizando a importância desses cuidados para a preservação d vida na Terra.
“Após os alunos assistirem ao vídeo ‘Pegada Ecológica’, um material rico em informações e dicas, foi realizada uma roda de conversa que rendeu exemplos e maneiras simples que contribuem muito a cuidados relacionados a preservação, tarefa essa que demonstrou o interesse e o conhecimento que os alunos já têm sobre o assunto. Foi comentado muito sobre a importância do descarte correto do lixo”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência da conversa, explica Nancy, foi feita uma coleta de lixo no pátio e ao redor da escola, uma atividade simples, mas que contribuiu muito ao engajamento e conhecimento, onde os próprios alunos ficaram pasmos com o lixo espalhado e, assim, comentavam sobre detalhes do tempo que aquele resíduo demoraria para se decompor e quais causas de ele ser jogado na natureza.
“A turma já faz parte de um projeto da escola no qual juntam tampinhas plásticas de embalagens de produtos usados no consumo diário. Também, aproveitaram a coleta e separam as tampinhas recolhidas para colocar na caixa de coleta das tampinhas”, complementa a professora.
Para fechar, a educadora pontua que o trabalho finalizou com uma produção de texto, onde o aluno deveria escolher um gênero textual de sua preferência, como tirinha, poema, notícia ou texto descritivo. “Os alunos empolgaram e capricharam na atividade. Foi realizado uma votação para o trabalho mais bem elaborado”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Getúlio Vargas clicando aqui.