Turma de Piraí do Sul realiza passeio com ênfases histórica e ambiental
Visita à Fazenda Capão Alto, em Castro, pelos alunos do quinto ano A da Escola Rural Pedro Solek, contou com contexto da história local e preservação das araucárias; Vamos Ler auxiliou no estudo da espécie nativa
Publicado: 01/09/2025, 10:40

O quinto ano A da Escola Rural Municipal Pedro Solek, em Piraí do Sul, desenvolveu uma atividade que contou com passeio pedagógico à Fazenda Capão Alto, em Castro, com ênfase na história e preservação das araucárias. A professora Aline Vassuavisk Rodrigues comenta o trabalho que ocorreu no dia 20 de agosto e proporcionou uma rica experiência cultura, histórica e ambiental.
“A Fazenda Capão Alto é um importante patrimônio histórico e cultural do Paraná e carrega em sua trajetória marcas profundas do passado do Brasil. Os alunos puderam aprender que a fazenda foi um importante ponto de parada dos tropeiros, que atravessavam longas distâncias transportando mercadorias. Conheceram sua construção que, além do prédio histórico (a sede da fazenda), possui um sítio arqueológico com ruínas de uma capela, em taipa e das casas utilizadas como senzalas para os escravos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A turma assistiu à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a araucária, espécie a qual puderem conhecer de perto seu processo de preservação durante a visita à fazenda. A docente elenca que, além do aspecto histórico, os alunos também tiveram a oportunidade de observar mudas de araucárias enxertadas, árvore símbolo do Paraná.
“A atividade destacou a importância da preservação ambiental e mostrou iniciativas de conservação da vegetação nativa, reforçando a conscientização ecológica. O passeio foi um momento valioso de aprendizado, reflexão e contato direto com a história e a natureza. Os alunos voltaram com novas perspectivas sobre o passado do nosso estado e a importância de preservar sua memória e seus recursos naturais”, conclui Aline.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Pedro Solek clicando aqui.