Vamos Ler e VCG proporcionam amplas ações de mobilidade urbana em Castro
Videoaula da parceria sobre o tema foi base para estudo do quarto ano A da Escola Jardim Bela Vista, com aplicações práticas em casa, entrevistas e identificação de melhorias logísticas
Publicado: 29/08/2025, 06:00
A videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Viação Campos Gerais (VCG), sobre a mobilidade urbana, foi base de um amplo trabalho quarto ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista, em Castro. A professora Luciana Aparecida Marques Santos destaca que o tema de extrema importância contribuiu para os alunos ampliarem seus conhecimentos e aprenderem um pouco mais sobre o tema, com a produção audiovisual sendo ponto de partida para a discussão e reflexões entre os alunos e familiares.
“Após a exibição do vídeo, a turma participou de um debate em sala de aula, incentivados a compartilhar ideias sobre possíveis ações. Duas sugestões do projeto ‘Vamos Ler’ foram selecionadas: fotografar um local no bairro que precisa de melhorias e o outro gravar um vídeo com um familiar ou algum morador da cidade”, aponta a educadora.
Nesta semana, explica a docente, o foco da proposta curricular era a declamação de poemas com ênfase na postura e articulação correta das palavras. Para unir ambos os temas, os alunos foram orientados a vincular a mobilidade urbana à produção poética. Assim, a primeira etapa do trabalho foi a produção de poemas curtos em sala de aula, “que ficaram lindos e os alunos mostraram que são muito criativos”, conforme relata Luciana.
GALERIA DE FOTOS
“Para aprofundar e dar continuidade as atividades do projeto, uma das ações devia ser realizada em casa, com o objetivo de envolver os familiares. A tarefa consistia em duas etapas: a primeira seria apresentar o tema para seus familiares e nesta atividade o aluno deveria explicar o conceito de mobilidade urbana que aprenderam, depois deveriam conversar sobre ações necessárias para o nosso bairro ou cidade”, destaca a professora.
A segunda etapa era de ação: os alunos deveriam colocar em prática tudo que aprenderam, gravando uma entrevista com um familiar ou com outra pessoa que soubesse o que é mobilidade urbana. Também, poderiam fotografar algum ponto da cidade que precisasse melhorias ou não perto de sua casa. As atividades, complementa a educadora, foram concluídas com sucesso, onde familiares compreenderam o objetivo da atividade.
“Devo acrescentar que um dos alunos conseguiu entrevistar um vereador da cidade que explicou com clareza sobre mobilidade urbana e expressou sua opinião sobre as possibilidades de melhoria em nossa cidade. Essas ações não apenas consolidam o aprendizado dos alunos, mas também expandem a discussão sobre como nos movemos pela cidade para o ambiente familiar, incentivando as pessoas a uma reflexão sobre meios de transporte menos poluentes”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Jardim Bela Vista clicando aqui.