Relações entre campo e cidade são destaques em Ortigueira
Amplo trabalho teórico, com aplicações práticas, contribuiu para quarto e quinto anos da Escola Ernesto Soares entenderem interdependência das duas áreas
Publicado: 27/08/2025, 11:59

As turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal Ernesto Soares dos Santos, em Ortigueira, da professora Simone Calisti, desenvolveram atividades com o tema ‘Integração dos Espaços Rural e Urbano’. A docente explica que o objetivo da atividade foi explorar as interdependências e as relações de troca entre as áreas urbanas e rurais, incentivando os estudantes a reconhecerem a conexão entre seus próprios espaços de vivência e o contexto mais amplo.
“Discutimos como as áreas rurais são responsáveis pela produção de alimentos e matérias-primas que abastecem as cidades, enquanto os centros urbanos fornecem produtos industrializados e tecnologia para o campo”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Como atividade prática, observaram a colheita de milho, quais os procedimentos e quais maquinários são utilizados pelos trabalhos, fluxo de caminhões carregados fazendo a transportação do produto entre os espaços rural e urbano, avaliados como sucesso por Simone.
“Os alunos foram capazes de organizar as informações de forma visual, demonstrando a assimilação dos conceitos de forma lúdica e eficaz. A aula sobre a integração dos espaços rural e urbano atingiu seu objetivo principal, que era mostrar a interdependência entre esses dois ambientes. A curiosidade e o engajamento observados sugerem que o tema desperta grande interesse na turma”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Ernesto Soares dos Santos clicando aqui.