Vamos Ler e Frísia contribuem em trabalho cooperativo de Imbituva
Dinâmicas executadas no quarto ano da Escola Rural de Valinhos, após videoaula da parceria sobre cooperativismo, trouxe importantes conceitos sobre trabalho coletivo e associativo na quadra da escola
Publicado: 09/08/2025, 06:40

O quarto ano da Escola Rural Municipal de Valinhos, em Imbituva, da professora Aline Pontarolo Heinen, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Frísia sobre o cooperativismo. A docente destaca que o objetivo foi compreender e vivenciar o conceito deste termo de forma prática e significativa.
“A partir da abordagem do vídeo, os alunos construíram um mapa de ideias sobre o tema. Em seguida, os alunos foram direcionados para o pátio da escola para realizar duas atividades com intuito de vivenciar a prática do cooperativismo”, aponta a educadora.
A primeira atividade, relata Aline, consistia em uma corrida com percurso a ser realizado com a cooperação de três pessoas que, em dupla de mãos dadas, deveria passar sob o colega que deveria estar agachado. Em seguida, a dupla deveria abaixar, e o companheiro deveria pular por cima dos braços de ambos, exigindo um método cooperativo do trio para chegar ao final do percurso com sucesso.
GALERIA DE FOTOS
“A segunda atividade foi um exercício coletivo em que os alunos, foram organizados em fila e, deitados sob um colchonete, deveriam passar uma bola para o colega segurando com os pés, o colega deveria recepcionar a bola com os pés e passar para o próximo e, assim, sucessivamente até chegar ao último aluno da fila”, complementa a professora.
Após a realização das atividades, pontua a docente, os estudantes foram instigados, em uma roda de conversa, a relacionarem o conceito de cooperativismo com o desempenho nos exercícios. A educadora conclui ao citar que esta definição cooperativista foi sistematizada como um jeito das pessoas trabalharem juntas para alcançar um objetivo comum.
Acesse o blog escolar da Escola Rural de Valinhos clicando aqui.