IMM e Vamos Ler levam impacto das emoções no ensino a turma de Ivaí
Videoaula da parceria, somada a outros conteúdos, reflexões e debates, aproximou quarto ano B da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha de entender melhor como lidar com esses sentimentos
Publicado: 06/08/2025, 06:42

O quarto ano B da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Francieli Maria Beraldo dos Santos, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre o impacto das emoções no aprendizado. A docente destaca os principais tópicos da proposta.
“Nesta aula, trabalhamos o tema ‘As emoções e como elas afetam nosso aprendizado’, com o objetivo de promover o autoconhecimento e a reflexão dos alunos sobre seus sentimentos e como eles influenciam na vivência escolar e no processo de aprendizagem. Iniciamos com a leitura do livro ‘O Monstro das Cores’, que apresenta, de forma lúdica e sensível, diferentes emoções vividas no dia a dia. Após a leitura, conversamos sobre a história, identificando as emoções apresentadas pelo personagem — como alegria, tristeza, raiva, medo e calma — e relacionando-as com as próprias vivências dos alunos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, os alunos puderam assistir à videoaula sobre a temática, o que levou reflexões importantes sobre sentimentos como ansiedade, empolgação ou frustração podem influenciar na concentração, no interesse e na convivência dentro da sala de aula. Francieli pontua que foi realizada uma roda de conversa, onde os alunos tiveram a oportunidade de relatar o que sentiram em diferentes situações e como foi vivenciar essas emoções.
“Foi um momento muito significativo e espontâneo, no qual todos puderam interagir livremente, escutando e acolhendo os relatos dos colegas com respeito e empatia. Essa vivência contribuiu para fortalecer o vínculo entre os alunos, desenvolver a escuta ativa e a expressão de sentimentos, além de ampliar a consciência sobre como as emoções fazem parte do nosso dia a dia e influenciam diretamente em nosso aprendizado”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.