Secretária avalia gestão e traz destaques da Educação em Rio Azul | aRede
PUBLICIDADE

Secretária avalia gestão e traz destaques da Educação em Rio Azul

Adriana Petreski Plodoviski Rymsza chega a quinto ano na gestão da pasta do município e fala sobre os avanços em diversas áreas prioritárias para a rede municipal

Gestora foi a terceira convidada da série especial com secretários dos municípios parceiros do Vamos Ler
Gestora foi a terceira convidada da série especial com secretários dos municípios parceiros do Vamos Ler -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A secretária Municipal de Educação de Rio Azul, Adriana Petreski Plodoviski Rymsza, concedeu uma entrevista ao Grupo aRede, na manhã desta quinta-feira (31), abordando diversos temas sobre a rede municipal de ensino, como investimentos, gestão, projetos, valorização profissional e ensino integral. A conversa com a educadora faz parte de uma série do Vamos Ler – Geração Digital com gestores municipais da área educacional.

“Fomos evoluindo e fomos crescendo, também atendendo as demandas do Governo Federal. Nós investimos em muitas frentes e, hoje, a frente da escola integral é algo que está chegando bastante e nós estamos ampliando. Tínhamos uma escola, hoje temos já três escolas com educação integral na nossa cidade e estamos crescendo cada vez mais”, aponta a educadora.

Adriana elenca outros pontos investidos em Rio Azul: a tecnologia que cresceu, distribuição de material e kit escolar, uniforme completo com jaqueta impermeável, além dos investimentos na parte educacional, com todas as escolas contando com sala de apoio para crianças em dificuldades. O objetivo traçado é, também, na construção de dois novos centros municipais de educação infantil (Cmeis).

O aspecto da valorização profissional é outro destaque da fala da secretária. “Se a base, por exemplo, hoje é R$ 4,8 mil, todos os nossos profissionais recebem R$ 4,8 mil, certo? E, no plano de cargos e salários, eles vão evoluindo a partir dos cursos e do tempo de trabalho deles. Então, hoje o nosso salário está 100% de acordo com o Governo Federal e também com a inflação”, relata a educadora.

Para complementar, a gestora fala de propostas de leitura, incluindo a implementação, nessa quarta-feira (30), do projeto Leia Comigo. “Nós vamos de escola em escola, nós gravamos um vídeo junto com a nossa psicopedagoga, nossa pedagoga, fono, psicóloga, falando para a família como que eles devem trabalhar com a criança em casa. Que não é simplesmente ler. Você tem que ler com o seu filho e interpretar com ele”, pontua Adriana. O objetivo é, dessa forma, colocar pais e educandos para uma leitura de ao menos 15 minutos.

Vamos Ler contribui com o ensino

O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, chega a seu segundo ano consecutivo à rede municipal de Rio Azul. E, a secretária comenta os aspectos positivos do trabalho. “Nós vemos na questão de sala de aula: ajuda muito os nossos professores, a divulgação do que é feito, a valorização do profissional, a valorização das crianças, das famílias, que eles amam ver as crianças na mídia. ‘Ah, o Jornal aRede apareceu a foto do meu filho hoje’. Então, eles gostam muito”, destaca Adriana.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right