Gênero ‘biografia’ é destaque em Ivaí com videoaula sobre Ziraldo
Produção do Vamos Ler sobre a vida e a obra de icônico autor brasileiro entrou em sintonia com amplo trabalho dentro de conteúdos de Língua Portuguesa no quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha
Publicado: 31/07/2025, 06:00

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, desenvolveu um trabalho com ênfase no gênero textual biografia. A docente elenca que o tema é fundamental para o desenvolvimento da leitura, escrita e compreensão crítica dos alunos. Dentro deste contexto, a turma trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a vida e obra do autor Ziraldo.
“Esse tipo de texto (biografia), permite que os estudantes conheçam a trajetória de vida de pessoas que se destacaram em diferentes áreas — como ciência, arte, esportes, literatura e outras — despertando o interesse por histórias reais e, muitas vezes, inspiradoras. Ao trabalhar com biografias, os alunos aprendem a identificar elementos essenciais como a ordem cronológica dos fatos, os marcos importantes da vida do biografado, além do uso adequado de verbos. Isso contribui diretamente para a ampliação do vocabulário, da coesão textual e da estruturação lógica das ideias”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, com a videoaula de Ziraldo, os alunos puderam vislumbrar sua trajetória e seus maiores sucessos. Em um primeiro momento, a turma entendeu o que é o gênero biografia e discutiram o porquê de ser importante para entender a vida das pessoas. Seguiram, então, para o vídeo e, na sequência, uma conversa sobre as obras após assistirem alguns trechos importantes das produções do autor adaptadas para desenhos e teatro, onde Elen avalia como bem divertido em sala.
“Na sequência realizamos a montagem de um mini lepbook sobre a vida e obras de Ziraldo, no qual os alunos montavam e realizavam as atividades de acordo com o nome do nosso autor do dia e, para finalizar, conhecemos algumas obras disponíveis em nossa escola”, complementa a professora.
Por fim, a educadora pontua que, além dos aspectos linguísticos e estruturais que forcaram para a montagem do leepbook, o ensino da biografia também promoveu valores como perseverança, empatia, respeito às diferenças e valorização das conquistas humanas. “Também, traz para nós as curiosidades que muitas vezes são desconhecidas”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.