Alunos de Castro realizam o combate ao cyberbullying
Uso da tecnologia a favor dos alunos do quarto ano B da Escola Professora Marilda da Fonseca Fadel, além de estudos em sala de aula, mostrou como comportamentos nocivos no mundo digital podem trazer sérios riscos
Publicado: 01/07/2025, 06:41

O quarto ano B da Escola Municipal Professora Marilda da Fonseca Fadel desenvolveu um trabalho no dia 27 de junho contra o cyberbullying. A professora Isabella Canha Lima elenca que os alunos discutiram os seus conhecimentos sobre as práticas para combater o bullying na escola e na sociedade, além de conhecerem outra forma deste tipo de violência acontece: nas redes sociais e no uso inadequado das tecnologias.
“Inicialmente, em uma roda de conversa, os alunos contaram sobre o que sabem da temática, em seguida assistiram vídeos como o cyberbullying acontece e como prevenir e combatê-lo. E, você sabe? Sabe como ele acontece? Cyberbullying é a prática de bullying realizada por meio de tecnologias digitais, como redes sociais, mensagens de texto e jogos online. É um comportamento repetido, com o objetivo de assustar, humilhar ou envergonhar alguém”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente também traz que as consequências podem ser graves para a saúde mental da vítima e, em alguns casos, o cyberbullying pode ser considerado crime. Os alunos, dessa forma, compreenderam que este tipo de agressão envolve ações como: espalhar boatos ou rumores falsos sobre alguém; compartilhar fotos ou vídeos constrangedores de alguém sem consentimento; enviar mensagens de texto ou online ameaçadoras ou ofensivas; fazer comentários maldosos e ofensivos em redes sociais ou fóruns; criar perfis falsos para assediar ou humilhar outras pessoas.
“Para fixação do tema abordado, os alunos utilizaram os computadores do laboratório de informática para refletir, através de jogos, o que é certo e errado, quais as medidas de prevenção e combate ao cyberbullying, bem como as consequências de quem comete este crime. Em trios e duplas, na sala, fizeram a leitura complementar do informativo e, em seguida, realizaram a produção escrita em seus cadernos”, complementa Isabella.
Por fim, a educadora ressaltar que é importante se falar e trabalhar em sala de aula sobre esta temática, “pois é um problema atual, em que os alunos presenciam no mundo virtual também, lembrando que o bullying acontece em todo lugar e que cabe a nós, professores, e aos nossos alunos, mudarmos esta realidade, através da empatia e respeito ao outro”.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Marilda da Fonseca Fadel clicando aqui.