Imersão na vida e obra de Ziraldo encanta alunos em Irati
Videoaula do Vamos Ler sobre icônico autor brasileiro foi tema de estudo no quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro e trouxe proximidade literária em diversos aspectos à turma
Publicado: 23/06/2025, 07:20

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, desenvolveu um trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a vida e obra do autor Ziraldo. O educador elenca que as atividades foram desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, trabalhando a linguagem artística, tanto na escrita, quanto no desenho.
“A ação foi iniciada com a exibição da reportagem presente no Portal aRede, intitulada ‘Vamos Ler detalha trajetória de Ziraldo’. No primeiro momento, foi realizado com os estudantes uma discussão acerca das diferenças entre notícia, reportagem e videoaula, a fim de contextualizar a atividade. Em seguida, a discussão prosseguiu com perguntas como: ‘vocês conhecem o Ziraldo?’, ‘já leram alguma obra dele?’, ‘quais histórias e personagens vocês lembram?’. Essas questões norteadoras serviram para dar o pontapé inicial na referida ação”, aponta o educador.
Pablo pontua que, após a discussão inicial, foi colocada a videoaula para a turma assistir e, após isso, as questões norteadoras foram retomadas, pois muitos estudantes diziam não se lembrar de ter visto o autor. O professor pontua que, curiosamente, as perguntas iniciais tiveram respostas diferentes antes da exibição da videoaula e depois desta.
GALERIA DE FOTOS
“No início, muitos deles não conseguiram lembrar de nenhuma obra, enquanto outros diziam lembrar do ‘Menino Maluquinho’. No entanto, após a apresentação, eles falaram que já viram outras obras, como ‘Pererê’. Finalizada a parte expositiva, foi realizada a proposta de uma produção textual inspirada nas obras de Ziraldo, tal como a proposta presente na videoaula apresentada. Diante disso, surgiram diversos textos interessantes, inclusive um inspirado no professor da disciplina, como ‘Professor maluquinho’”, elenca o docente.
O educador complementa que, destacou-se, para além da aula, que no dia do projeto semanal, a qual eles visitam a Usina do Conhecimento na Vila São João, eles liam livros e vários dos estudantes apontaram ‘professor, olha esse livro do Ziraldo’. Além disso, pontua Pablo, demonstraram motivação para ler e conhecer ainda mais o autor, principalmente ao vê-lo para fora da sala de aula, dando sentido ao que foi apresentado.
“Diante disso, pode-se afirmar que a atividade realizada foi bastante satisfatória, uma vez que deu para integrar o conteúdo presente no CREP da rede básica de ensino, com uma atividade do projeto. Ademais, foi importante para trabalhar a criatividade nas produções textuais, aspectos gramaticais, bem como aspectos de criticidade, aproximando-se do que Paulo Freire chama de Educação Libertadora, uma vez que incentivou os estudantes também a questionar. Toda vez que um estudante escreve, ele aprende mais acerca da vida e da sociedade, como leitor, não apenas de livros, mas da vida”, conclui o professor.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.