‘Chá Poético’ estimula ensino literário em Imbituva
Leitura e escuta de diversos poemas brasileiros, servidos com chá e bolachas, permitiu que estudantes do quarto ano A da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão tivessem uma nova percepção e interesse pelo tema
Publicado: 23/05/2025, 06:00

O quarto ano A da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, da professora Michele Cominezi Burnato, desenvolveu um trabalho denominado ‘Chá Poético’. A docente explica que o objetivo foi de promover o interesse e a apreciação da poesia por meio da leitura compartilhada em um ambiente acolhedor e interativo.
“A atividade ‘Chá Poético’ foi realizada com o intuito de incentivar a leitura de poesias de forma lúdica e prazerosa. Os alunos participaram de um momento especial na biblioteca da escola, onde o espaço foi organizado de maneira acolhedora, com mesas decoradas, xícaras de chá e bolachas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Durante o evento, elenca Michele, os estudantes tiveram a oportunidade de ler e ouvir diferentes poemas de diversos autores da literatura brasileira. Os alunos escolheram poesias e livros que lhes chamavam a atenção e se aventuraram em novas descobertas poéticas. As leituras, complementa a professora, foram feitas de forma voluntária e respeitosa, com todos os colegas atentos e participativos.
“Além da leitura, houve momentos de conversa sobre os sentimentos despertados pelos poemas, suas interpretações e impressões pessoais. O chá com bolachas foi servido durante as leituras, criando um clima de aconchego e troca afetiva, buscando novos meios para melhorar a oralidade e leitura dos alunos, bem como o fortalecimento dos vínculos entre os colegas por meio da escuta e do respeito. Houve a participação ativa e entusiasmada da turma. O ‘Chá Poético’ foi uma atividade enriquecedora, capaz de despertar nos alunos o gosto pela poesia de forma leve e significativa”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.