Jogo estimula aprendizado financeiro em Ivaí
Sequência do trabalho com sistema monetário no quarto ano da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, por meio de dominó sobre o tema, estimulou ainda mais a compreensão de tópicos do gênero
Publicado: 20/05/2025, 08:40

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, deu continuidade ao conteúdo sobre sistema monetário no dia 15 de maio. A docente cita que o trabalho contou com a soma de valores a partir de problemas com operações matemáticas, e também relacionaram os valores do nosso Real em compras de objetos e utensílios do cotidiano.
“Focamos, também, no trabalho com o troco e as operações de subtrações, com atividades de compra e desconto que podemos nos deparar em nosso dia a dia. A partir desse entendimento iniciamos a atividade por meio de jogos lúdicos com os valores de dinheiro, onde os alunos precisavam realizar a soma do valor indicado para conseguir seguir no jogo. O jogo utilizado foi ‘Jogo de Dominó Monetário’”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Elenca comenta que o uso de jogos lúdicos no ensino de matemática no Ensino Fundamental é uma estratégia pedagógica altamente eficaz para estimular o interesse, desenvolver o raciocínio lógico e promover a aprendizagem de maneira prazerosa e significativa, tendo como objetivo tornar esta área mais acessível e atrativa, desenvolver habilidades cognitivas como lógica, atenção, memória e resolução de problemas, estimulando a cooperação e o trabalho em equipe.
“E, com esse jogo, muitos alunos puderam aprender a somar os valores com o uso de imagens, sendo elas das cédulas e moedas, assim aprenderam a quantidade de dinheiro que se pode ter e tudo isso utilizando a dinâmica do jogo. Os alunos ficaram empolgados e querem seguir em outras aulas jogando, percebi também que os alunos se ajudaram e não ocorreu a competitividade, e sim o companheirismo, onde o aluno que sabia mais, ajudou a ensinar o aluno que necessitava. Foi uma aula bem proveitosa”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.