Projeto contra o bullying engaja classe de Imbituva
Quarto ano B da Escola do Jardim Tangará desenvolveu série de ações contra este tipo de violência, com vídeos, dinâmicas, encenações e apresentações
Publicado: 02/05/2025, 13:20

O quarto ano B da Escola Municipal do Jardim Tangará, em Imbituva, da professora Eva Elisabet dos Santos da Silva, desenvolveu um trabalho durante o mês de abril denominado ‘Juntos contra o bullying’, com o objetivo de promover a empatia, as diferenças e a valorização da convivência harmoniosa no ambiente escolar. A docente elenca que as atividades lúdicas e reflexivas foram levadas aos estudantes para compreenderem o que é o bullying, suas consequências e como podem agir de forma positiva diante dessas situações.
“O projeto foi desenvolvido em etapas. Iniciamos com a exibição de vídeos educativos que abordavam situações comuns de bullying, seguidas de rodas de conversa nas quais os alunos compartilharam experiências e sentimentos. Essas trocas foram fundamentais para despertar a escuta ativa e o respeito mútuo. Em seguida, realizamos dinâmicas de grupo com foco na cooperação e na valorização das qualidades individuais e dinâmicas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Eva cita que, como culminância do projeto, os alunos participaram da criação e encenação de pequenas peças teatrais, nas quais representam situações de bullying e possíveis soluções. A professora também pontoa que a atividade permitiu que eles se colocassem no lugar do outro, refletindo sobre os papéis de agressor, vítima e espectador.
“As apresentações foram realizadas para outras turmas da escola, ampliando o alcance da mensagem. Ao final do projeto, foi notável a mudança na postura dos alunos, que passaram a demonstrar maior empatia, respeito e responsabilidade nas relações interpessoais. Através do teatro, das dinâmicas e das práticas vivenciadas, conseguimos tornar a aprendizagem significativa e transformadora”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Jardim Tangará clicando aqui.