Horta sustentável movimenta turma em Teixeira Soares
Proposta idealizada e protagonizada pelo quarto ano B da Escola Madre Rosa Rosato contribui para práticas sustentáveis e entendimento da educação ambiental
Publicado: 31/10/2024, 12:40
O quarto ano B da Esocla Municipal Madre Rosa Rosato, em Teixeira Soares, da professora Patrícia Albin, desenvolveu um projeto de Ciências para a criação de uma horta sustentável. A docente comenta que a proposta interdisciplinar e inovadora, com apoio da professora Ana Laís, foi de transformar o pátio da escola em uma horta orgânica.
“A atividade, que integra a matéria de Ciências, teve como objetivo principal ensinar aos alunos sobre a importância de práticas sustentáveis, como a compostagem, e o impacto positivo que elas têm no meio ambiente. No projeto, os alunos aprenderam sobre o ciclo dos alimentos e o processo de compostagem, utilizando restos de alimentos como cascas de frutas e legumes para adubar a terra da horta”, aponta a educadora.
Patrícia pontua que, com orientação das professoras, os alunos estudaram como esses resíduos orgânicos se decompõem e se transformam em adubo natural, contribuindo para o crescimento saudável das plantas, permitindo que eles entendessem de forma prática a importância de reduzir o desperdício e reutilizar recursos.
GALERIA DE FOTOS
“A horta serviu como um ponto de partida para discussões sobre temas como a preservação ambiental, o impacto do lixo e o papel de cada um no cuidado com o planeta. Ao cuidarem da horta, os alunos também aprenderam sobre a responsabilidade e o trabalho em equipe. Eles estão engajados e compreendendo melhor o valor de práticas sustentáveis”, complementa a docente.
A educadora fala que o projeto é apenas o início de uma série de atividades voltadas para a educação ambiental. A ideia é que os alunos possam acompanhar o crescimento da horta e aprender mais sobre outras práticas que beneficiem o meio ambiente, incluindo a economia de água, o uso de energias renováveis e o plantio de espécies nativas.
“Com esse projeto, os alunos não só aprenderam sobre Ciências, mas também sobre cidadania e cuidado com o meio ambiente, cultivando o conhecimento e a responsabilidade que levarão para a vida toda”, conclui Patrícia.
Acesse o blog escolar da Escola Madre Rosa Rosato clicando aqui.