Entrevistas homenageiam professores em Teixeira Soares
Quarto ano A da Escola Municipal Madre Rosa Rosato, em decorrência do 15 de outubro, pôde trazer boas conversas, resgate de memórias e emoção por parte dos educadores em reportagens dos educandos
Publicado: 30/10/2024, 13:20
O quarto ano A da Escola Municipal Madre Rosa Rosato, em Teixeira Soares, da professora Silvana dos Santos, desenvolveu uma atividade de homenagens aos professores durante a semana do dia que homenageia esta profissão, o 15 de outubro. A docente explica que os alunos organizaram uma atividade especial, realizando entrevistas com os professores da escola, com o objetivo de não apenas homenagear os educadores, mas também proporcionar uma reflexão sobre suas experiências e trajetórias na educação.
“Durante a realização das entrevistas, os professores foram convidados a compartilhar suas histórias e vivências. Entre as perguntas feitas estavam há quanto tempo atuam na área, quais os maiores desafios da profissão, o que os inspiram, suas expectativas em relação aos alunos e também dando um espaço para falarem sobre suas carreiras como professores esse ofício tão essencial”, aponta a educadora.
Silvana traz que os professores contaram que muitos deles estão não profissão há mais de uma década, alguns até mais de 20 anos, com vários desafios, como a diversidade em sala de aula, manter os alunos motivos. Destacaram, também, sentimentos de gratidão ao ver seus estudantes alcançando conquistas, tanto acadêmicas, quanto pessoais.
“Além das perguntas, houve também uma troca de experiências, onde cada professor compartilhou suas particularidades e desafios enfrentados ao longo da carreira. Essa diversidade de relatos enriqueceu a entrevista, mostrando a pluralidade da profissão e a importância do papel do educador na formação de cidadãos conscientes e críticos”, elenca a educadora.
A docente complementa citando que, ao final de cada gravação, percebeu a emoção e a satisfação de todos os entrevistados pela oportunidade de relembrar o motivo pelo qual escolheram ser professores.
“As entrevistas, além de ser uma homenagem, se tornou um verdadeiro testemunho da paixão e dedicação dos educadores da Escola Madre Rosa Rosato, que diariamente se empenham em moldar o futuro por meio do ensino. Essa iniciativa não apenas reforça a importância do reconhecimento dos educadores em seu dia especial, mas também cria um espaço de valorização e reflexão sobre o impacto que eles têm na vida de seus alunos”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Madre Rosa Rosato clicando aqui.