Meio ambiente tem amplo destaque em Carambeí
Videoaula do Vamos Ler e Brasilcap sobre o tema, plantio de flores na instituição de ensino, recolha de lixo no bosque e outras ações ambientais ocorreram no quarto ano A da Escola Professora Tonia Joanna Harms
Publicado: 01/10/2024, 12:00
O quarto ano A da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms, em Carambeí, da professora Luciana Aparecida Marques, desenvolveu um trabalho sobre a importância das árvores e a preservação do meio ambiente, por meio da videoaula especial do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap sobre a temática. A docente destaca que a produção serviu como ponto de partida para uma série de ações práticas desenvolvidas pelos alunos.
“Após assistirem ao vídeo, os estudantes engajaram-se em uma rica discussão sobre as possíveis contribuições individuais para a conservação ambiental. A partir das ideias apresentadas, a turma decidiu realizar um plantio de árvores como forma de celebrar a data. No entanto, a dificuldade em encontrar mudas em curto prazo impulsionou a busca por soluções criativas”, aponta a educadora.
Assim, Luciana explica que, com auxílio da coordenadora pedagógica Silmara, os alunos estabeleceram parcerias com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que gentilmente doou mudas de flores para a escola. Segundo a professora, a escolha por flores visou homenagear as já existentes no espaço da horta da Escola Eurico Batista Rosas, localizada no mesmo prédio.
GALERIA DE FOTOS
“Além do plantio, os estudantes realizaram uma aula de campo no bosque em frente à escola, onde coletaram dados sobre a qualidade ambiental do local. Ao se depararem com uma quantidade significativa de resíduos plásticos, os alunos demonstraram proatividade ao propor a limpeza do espaço. Com o apoio da equipe de limpeza da escola, os estudantes recolheram o lixo de forma segura, utilizando luvas e sacos adequados”, elenca a docente.
Para registro da experiência e fortalecimento da mensagem de preservação ambiental, os alunos produziram ilustrações, entre outras atividades, que expressavam sua gratidão pelas árvores e a importância de cuidar do planeta. A partir de uma pergunta sobre a origem da água, surgiu a oportunidade de promover uma discussão sobre o ciclo hidrológico e a importância da preservação das nascentes. A educadora complementa citando que houve um breve vídeo apresentado por ela à turma de uma nascente, conscientizando-os sobre sua importância no meio ambiente.
“A experiência vivenciada pelos alunos do quarto ano A demonstra o potencial transformador da educação ambiental. Ao promover ações práticas e estimular a reflexão crítica, a escola contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. A iniciativa dos estudantes em cuidar do espaço escolar e do bosque demonstra a importância de envolver os alunos em projetos que os conectem com a natureza e com a comunidade”, conclui Luciana.
Acesse o blog escolar da Escola Tonia Joana Harms clicando aqui.