IMM expande trabalho e ações na área educacional
Fernanda Celano, coordenadora de projetos do instituto, destacou parcerias e o impacto positivo das ações realizadas ao longo do ano
Publicado: 26/09/2024, 18:37
O Vamos Ler - Geração Digital realizou, nesta quinta-feira (26), mais uma entrevista da série especial, focando em ações educacionais e novas práticas metodológicas nos municípios dos Campos Gerais e na região Centro-Sul do Paraná. A convidada da vez foi Fernanda Celano, coordenadora de projetos do Instituto Mundo Melhor (IMM).
A conversa iniciou-se com um balanço das atividades do IMM em 2024. Fernanda mencionou a importância das novas parcerias formadas ao longo do ano, incluindo colaborações com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Prefeitura. “Essas parcerias foram cruciais para o fortalecimento das ações do instituto, que mantém um foco especial no investimento em jovens, crianças e adolescentes, abordando o manejo das emoções”, destacou.
O impacto dos problemas pós-pandemia e as demandas geracionais sobre a saúde mental e emocional foram ressaltados, indicando que o ano foi decisivo para a consolidação de projetos nessa área.
O trabalho do instituto também foi discutido, abrangendo não apenas o Paraná, mas diversos estados brasileiros. Fernanda explicou que a abordagem se dá principalmente por meio de projetos de educação à distância, complementados por ações presenciais. O sucesso da iniciativa está ligado ao ambiente virtual de aprendizagem, que disponibiliza cursos e videoaulas a todos os parceiros e indivíduos atendidos. A colaboração com o Portal aRede, por meio do Vamos Ler - Geração Digital, foi destacada como fundamental para expandir o alcance das atividades do IMM.
A assistência ao educador também foi tema da entrevista. A coordenadora detalhou que o IMM atua em diferentes unidades de projetos, que incluem instituições de acolhimento e serviços de convivência. Foi ressaltada a importância de um olhar humanizado por parte dos educadores, especialmente aqueles que lidam com jovens em situação de vulnerabilidade ou com perfil de atleta. “A abordagem deve focar no desenvolvimento humano, valorizando o potencial de cada jovem, em vez de se restringir a habilidades técnicas ou conhecimento acadêmico”, enfatizou Fernanda.
Por fim, a convidada compartilhou as expectativas para o restante do ano. Com um planejamento animador, ela mencionou a continuidade do trabalho com os educadores e a realização de um painel digital em parceria com o Vamos Ler, uma atividade ao vivo que promoverá interação e troca de experiências. As parcerias consolidadas com agentes públicos e privados também foram citadas como essenciais para abrir portas e fortalecer o trabalho do instituto, garantindo que o final do ano esteja bem encaminhado.
PARCERIA - Fernanda Celano destacou a parceria entre o Vamos Ler e o Instituto Mundo Melhor, ressaltando a adesão dos conteúdos em sala de aula. “Quando produzimos materiais que permitem aos profissionais criar videoaulas e desenvolver atividades que despertam o interesse dos alunos, é muito gratificante. Sabemos o quanto é desafiador engajá-los, mas ao acessar conteúdos relevantes, conseguimos observar resultados significativos. Essa metodologia do Vamos Ler, que oferece um conteúdo conciso e profundo, complementa e enriquece a experiência educativa”, afirmou.