Saúde mental é tema de ampla ação em Carambeí
Quinto ano A da Escola Professora Tonia Joanna Harms pôde desenvolver trabalho com filme Divertida Mente 2, questões voltados ao bullying e superação de trágica perda de colega
Publicado: 16/09/2024, 17:20
O quinto ano A da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms, em Carambeí, da professora Olga Faria Ribeiro de Aquino, em Carambeí, desenvolveu um trabalho sobre saúde mental. A docente relata que o trabalho contou om a visita ao cinema no início do mês para assistirem ao filme Divertida Mente 2, além de abordar o assunto em um triste contexto: o falecimento de uma aluna da classe.
“Para que o passeio fosse possível, a escola arrecadou recursos financeiros, através da Festa Julina, com doações dos pais e comunidade escolar para que, durante a festa, fossem vendidas comidas típicas e brincadeiras, com o objetivo de unir o espírito empreendedor nos alunos e proporcioná-los momentos de diversão e aprendizado durante a ida ao cinema. O objetivo principal da festa era trazer os pais para o ambiente escolar, de forma mais participativa e afetuosa na vida dos seus filhos, brincando, dançando e se divertindo junto com eles e, assim, tornando o ambiente escolar mais acolhedor para o desenvolvimento socioemocional dos seus filhos, ajudando as crianças a se tornarem mais altruístas e empáticas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Olga cita que, após a festa a julina, juntamente com a coordenadora pedagógica Silmara, elaboraram uma enquete para que os alunos respondessem com qual frequência os pais conversavam com eles sobre sentimentos e emoções, como eles se sentem na maioria dos fazeres no ambiente familiar, quando se sentem triste ou com raiva e o que costumam fazer em casa, além de que forma os pais ajudam a liderem com os sentimentos. Na sequência, após os relatos numa roda de conversa, produziram redações sobre o combate ao bullying, projeto em que toda a escola está envolvida e que as turmas apresentarão na Mostra Literária, com apresentações culturais no final de outubro.
“Mas, um fato inesperado e de profunda tristeza e emoção abalou a turma do quinto ano A, com a perda da colega de turma, a aluna Sofia Oliveira Machado, de 10 anos, num trágico acidente de carro, no dia 6 de setembro. Com a turma muito abalada pela dor da perda e para que o luto da colega fosse menos traumático em sala de aula, a professora Olga, com o apoio da coordenadora pedagógica Silmara, realizaram em sala de aula um momento de acolhimento e apoio aos alunos do quinto ano A, através de uma ‘Técnica Combinada’: inspiração, respiração, contemplação, meditação, aromaterapia e musicoterapia, com objetivo de promover o relaxamento profundo e a tranquilidade mental, levando aos alunos à tranquilidade e a paz para lidarem da melhor forma a perda da colega de turma”, complementa a educadora.
A professora conclui citando que, após a técnica aplicada, foi realizada com uma roda de conversa com ela e a pedagoga Silmara sobre os sentimentos medo e tristeza, relembrando o filme Divertida Mente 2. “Prestaram as últimas homenagens à colega Sofia através de um painel, envolvendo as demais turmas e professoras que também prestaram suas homenagens”, finaliza a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Tonia Joanna Harms clicando aqui.