Turma de Ipiranga cria telejornal sobre as mudanças climáticas
Visando dar foco a discussão acerca da importância da tomada de ações sobre as mudanças climáticas, o quinto ano da Escola João Leonel Denck produziu um jornal baseados nos estudos e pesquisas realizados sobre o tema
Publicado: 13/09/2024, 10:00
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal João Leonel Denck, sob a orientação da professora Amanda Dallazoana Langue, participaram de um projeto educativo focado nas mudanças climáticas. Segundo a educadora, por estarem inseridos em um contexto de crescente preocupação com o meio ambiente, os estudantes produziram o 'Jornal JLD', que abordou o tema das mudanças climáticas. O projeto teve início com a exibição da videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com a BrasilCap, que forneceu uma base sólida de conhecimento sobre o assunto.
Inspirados pelas informações obtidas na aula e pela observação dos meios de comunicação, os alunos decidiram criar um noticiário para disseminar as informações aprendidas. “Eles se dividiram em grupos, com alguns alunos assumindo o papel de apresentadores e outros como técnicos de gravação. Essa abordagem prática permitiu que vivenciassem tanto a experiência de estar frente às câmeras quanto o trabalho por trás delas”, explicou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Ainda segundo Amanda, o objetivo principal do 'Jornal JLD' foi sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos da poluição e a importância da preservação ambiental. “Utilizando um formato de mídia que é altamente eficaz para captar a atenção, os alunos criaram um noticiário informativo e envolvente. O projeto não só promoveu a conscientização sobre questões ambientais, mas também desenvolveu habilidades como trabalho em equipe, comunicação e criatividade”, comentou a docente.
Por fim, a educadora destacou que a atividade foi extremamente proveitosa, combinando aprendizado com diversão. “Os alunos não apenas consolidaram seu conhecimento sobre mudanças climáticas, mas também tiveram a oportunidade de experimentar o processo de produção de um jornal, com a diversão e a responsabilidade de criar um roteiro e de estar em frente as câmeras”, complementou.