Projeto aborda valores e símbolos nacionais em classe de PG
Realizando diversos estudos, envolvendo as disciplinas de História e Geografia, o quarto ano da Escola Ruth Holzmann Ribas pode compreender a origem e importância de por trás de hinos e símbolos nacionais e regionais
Publicado: 13/09/2024, 07:20
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Ruth Holzmann Ribas, sob a orientação da professora Eveline de Barros, e juntamente com as turmas do quarto ano B e quintos anos A e B, participaram do projeto “Civismo na Escola”, que, segundo a docente, teve como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre a importância dos hinos e símbolos do Brasil, do estado e do município. “O projeto buscou promover o patriotismo e o respeito aos elementos que representam a nação, o estado e a cidade, como as bandeiras, escudos e brasões”, destacou Eveline.
A professora também explicou que durante as aulas de Ciências Humanas, o projeto foi integrado aos conteúdos de História e Geografia, abordando fatos históricos, a geografia do Brasil, do estado e do município, além do significado das palavras presentes nos hinos. “Também foram realizadas atividades de conscientização sobre o respeito e a importância dos hinos e bandeiras, destacando como esses símbolos carregam a identidade e os valores do país”, contou.
GALERIA DE FOTOS
Os alunos aprenderam sobre as cores e elementos presentes nos símbolos nacionais e regionais, fazendo conexões com a história, geografia, economia, religiosidade e pontos turísticos de cada local. Podendo assim, desenvolver uma maior compreensão da relevância dos símbolos cívicos.
A docente reforçou que, com a aproximação de datas importantes como o 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), 15 de setembro (aniversário de Ponta Grossa) e a Emancipação Política do Paraná em dezembro, o projeto culminou na institucionalização de um momento cívico semanal na escola. “Toda sexta-feira, os alunos irão se reunir para cantar os hinos trabalhados ao longo do projeto, reforçando o espírito de cidadania e patriotismo”, destacou.
Por fim, Eveline enfatizou que o projeto foi um marco importante para os alunos, resgatando valores fundamentais e promovendo o respeito aos símbolos nacionais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e cidadania entre as crianças.