Classe em Piraí do Sul destaca diferenças entre campo e cidade
Trabalho pôde abordar questões econômicas, sociais, de infraestrutura e qualidade de vida, além de vários tópicos teóricos e práticos no quinto ano da Escola Pedro Solek
Publicado: 05/09/2024, 15:20
O quinto ano da Escola Rural Municipal Pedro Solek, em Piraí do Sul, da professora Simone Mainardes, desenvolveu um trabalho que comparou a vida no campo e na cidade, destacando aspectos como o meio ambiente, atividades econômicas, vida social e infraestrutura. Os conteúdos contaram com as características do meio rural e urbano, agricultura, pecuária, indústria, serviços, infraestrutura, transporte, saúde, educação, vida social e cultural em ambos os locais, além de sustentabilidade e meio ambiente.
GALERIA DE FOTOS
“Discussão inicial: O que é campo? O que é cidade? Quais as primeiras diferenças que vocês notam? Criar um quadro comparativo na lousa, com a ajuda dos alunos, destacando as características principais de cada ambiente. Discussão coletiva sobre as semelhanças e diferenças apontadas. Reflexão: Onde vocês preferem viver, no campo ou na cidade? Por quê?”, aponta a educadora.
A docente cita que os alunos também puderam apresentar casos reais ou fictícios que ilustrem os impactos do crescimento urbano e rural no meio ambiente, como exemplo de desmatamento, poluição, uso de recursos naturais, além de uma discussão sobre as práticas sustentáveis em ambos os ambientes. “Proposta de atividade: elaborar uma maquete em grupo sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas no campo e na cidade. Reflexão: Como podemos contribuir para um desenvolvimento mais sustentável?”, conclui Simone.