Meio ambiente e sustentabilidade são temas em Ortigueira
Confecção de cartazes, discussões, relatos do cotidiano dos alunos e muita reflexão movimentaram o quarto ano da Escola do Campo Libertação Camponesa
Publicado: 03/09/2024, 15:20
O quarto ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Nébia Regini Dutra, em Ortigueira, desenvolveu um trabalho em Ciências sobre meio ambiente e sustentabilidade, realizando um trabalho em cartaz com os temas específicos: poluição das águas, do ar, desmatamento e lixo.
“Cada grupo precisava apresentar três momentos que envolvessem o seu tema: antes da poluição, a poluição e depois, com a reparação do meio ambiente. Após o estudo da teoria e da explicação dos temas, as crianças foram divididas em quatro grupos, as quais organizaram o cartaz com desenhos, imagens e escritas a respeito do seu tema e apresentaram para a turma em formato de exposição oral”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Nébia cita que o trabalho fomentou importantes discussões a respeito do meio ambiente e da sustentabilidade, de práticas que precisam ser tomadas para proteger o ambiente onde elas vivem. Os alunos falaram de fontes de água de suas casas, das queimadas nas roças, das plantações de árvores para reparar o desmatamento, da seleção do lixo e descarte correto, além de outros exemplos que eles trouxeram de sua própria realidade.
“A exposição dos trabalhos do cartaz possibilitou que todos os grupos mostrassem a sua pesquisa e as práticas que eles fomentaram para reparar o prejuízo causado ao ar, às águas, às florestas e com o descarte incorreto do lixo, fazendo com que as crianças refletissem sobre a sua realidade e a responsabilidade com o meio ambiente”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.