Alunos de Ortigueira valorizam a importância da vacinação
Trabalho que mostra como a imunização pode ser aliada à saúde de todos, levando as carteirinhas com imunizantes atualizados e confecção de cartazes, movimentou o quarto ano da Escola do Campo Professor Elias Abraão
Publicado: 23/08/2024, 12:40
O quarto ano da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão, em Ortigueira, da professora Joicimara Alves do Carmo, desenvolveu uma atividade sobre a importância da vacinação para a saúde. A docente cita que a atividade teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de se imunizar na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública, além de desenvolver a capacidade de pesquisa, trabalho em grupo e expressão criativa dos alunos.
“Os alunos foram incentivados a realizarem uma pesquisa sobre o tema ‘A Importância da Vacinação’. Eles investigaram as funções das vacinas, os principais tipos de vacinas disponíveis, e as doenças que podem ser prevenidas através da imunização. Trabalho em dupla, onde cada dupla ficou responsável por aprofundar um aspecto específico da vacinação, como o histórico das vacinas, as doenças prevenidas, os mitos sobre a vacinação e a situação atual das campanhas de vacinação”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Joicimara elenca que os alunos apresentaram seus trabalhos para a turma, explicando detalhadamente as informações contidas em seus cartazes. Como forma de demonstrar o compromisso pessoal com a saúde, conta a professora, os educandos levaram suas carteirinhas de vacinação e mostraram que estavam em dia com as imunizações recomendadas, reforçando a importância da prática de se vacinar.
“Os cartazes elaborados pelos alunos foram expostos em um espaço comum da escola, permitindo que outros alunos, professores e funcionários tivessem acesso às informações e, assim, se conscientizassem sobre a importância da vacina. A atividade foi um sucesso, com alto nível de engajamento por parte dos alunos. A turma demonstrou grande interesse pelo tema e participou ativamente de todas as etapas, desde a pesquisa até a produção e apresentação dos trabalhos”, complementa a educadora.
A docente conclui ao apontar que a atividade não só atingiu os objetivos pedagógicos, como também fomentou a consciência coletiva sobre um tema vital para a saúde pública. “A participação dos alunos foi exemplar, e o sucesso do trabalho reflete-se na qualidade dos cartazes produzidos e na seriedade com que os alunos trataram o tema. A exposição dos cartazes para o restante da escola foi uma excelente forma de ampliar o alcance da mensagem e promover a saúde e o bem-estar de toda a comunidade escolar”, conclui Joicimara.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professor Elias Abraão clicando aqui.