Cordel é destaque em quinto ano de Reserva
Trabalho interdisciplinar em Língua Portuguesa e Geografia sobre o gênero textual nordestino ocorreu no quinto ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 29/07/2024, 13:20
O quinto ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, da professora Rosimeri Piekarzewicz, desenvolveu um trabalho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia com leitura e pesquisa de produção do gênero textual cordel. A docente destaca os principais tópicos da proposta.
“De início, os alunos pesquisaram sobre a região Nordeste e os estados onde esse gênero é mais apreciado juntamente com suas xilogravuras. Após conhecer algumas peculiaridades da região e autores de cordéis, fomos pesquisar e fazer leitura dos diversos cordéis pesquisado. Durante a leitura os próprios alunos identificaram a linguagem informal e regionalista empregadas nos referidos textos”, aponta a educadora.
Outro item que despertou a atenção e a curiosidade da turma, segundo Rosimeri, foram as xilogravuras que serão trabalhadas a seguir. “Sem dúvidas o melhor momento foi a hora de produzirem seus próprios cordéis. Os alunos viajaram em temas diversos e produziram seus cordéis de maneira muito criativa. O trabalho encerrou-se com a apresentação e exposição de seus trabalhos em um mural na escola”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.