Turma de Castro visita Carambeí em estudo sobre imigração
Parque Histórico da cidade dos Campos Gerais foi palco de investigação e entrevista dos alunos do quarto ano B da Escola de Estação do Tronco sobre a formação do povo paranaense
Publicado: 29/07/2024, 12:40
O quarto ano B da Escola Municipal de Estação do Tronco Professora Leonor Martins Sanchez, desenvolveu um estudo sobre imigração no Paraná, com direito à visita ao Parque Histórico de Carambeí e entrevista. A professora Joceléia Iaros aponta que a missão foi de conhecer um pouco mais sobre a imigração no Paraná, orientando os alunos dentro dos componentes curriculares de História e Geografia.
“Para iniciar os estudos, foi proposta uma pesquisa sobre a imigração, para que os alunos compreendessem o conceito e descobrissem sobre a cultura, hábitos e contribuições dos imigrantes de diversas nacionalidades para a formação do nosso Paraná. Após realizar a pesquisa e apresentar o resultado obtidos, os alunos realizaram uma aula passeio, visitando o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente cita que na visita os alunos puderam conhecer a história de Carambeí, sua formação, como era a vida dos holandeses quando se estabeleceram na região e formaram uma cooperativa, além de citar que o museu contou com representação de casas, escola, igreja e vários elementos que levaram a turma a uma viagem ao passado.
“Aproveitando a oportunidade de visitação que foi guiada, os alunos realizaram uma entrevista com perguntas previamente formuladas pelos próprios alunos e, assim, foi possível a gravação de um vídeo para documentar a experiência que foi muito rica e gratificante”, conclui Joceléia.
Acesse o blog escolar da Escola de Estação do Tronco Professora Leonor Martins Sanchez clicando aqui.