Alunos visitam palacete centenário em Jaguariaíva
Quinto ano da Escola Elza Baptista Fonseca pôde conhecer mais sobre a história da cidade e estrutura histórico do Conde Francisco Matarazzo em iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação
Publicado: 26/06/2024, 12:00
O quinto ano da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca, em Jaguariaíva, da professora Mislene Cristina de Melo, realizou um passeio à exposição do centenário do Palacete Conde Francisco Matarazzo. A docente explica que a iniciativa em comemoração aos 100 anos do local foi organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Smecel.
“Os alunos do quinto ano tiveram a oportunidade de fazer a visitação desse espaço. Fomos recebidos pela historiadora Plicila de Brito, que contou toda a história de Francisco Matarazzo, desde sua vinda da Itália ao Brasil. Dando início as suas fábricas, que eram no total 365 espalhadas pelo país, e uma delas ficava em Jaguariaíva, explicou que inicialmente a fabricação era de banha de porco, carne, embutidos, etc.”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Mislene cita que, no decorrer dos anos, o local foi passado para herdeiros que, um dia, venderam a fábrica. A anfitriã mostrou toda a casa do Conde Francisco, onde os alunos contemplaram toda a estrutura do palacete que passou por restaurações desde 2009, mantendo as características originais de quando a família Matarazzo se hospedava no local nas viagens a Jaguariaíva.
“O espaço conta com móveis e painel de fotos da época, troféus e demais objetos. Hoje, o Palacete está preservado e abriga o Museu Conde Francisco Matarazzo. Após o passeio, os alunos fizeram uma produção de texto em seus cadernos sobre o passeio. Apresentei o gênero textual biografia do próprio Conde Francisco Matarazzo. Como atividade de casa eles fizeram as suas autobiografias”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Elza Baptista Fonseca clicando aqui.