Visita ao Parque Vila Velha empolga estudantes de PG
Como complemento aos estudos sobre patrimônios históricos e naturais da cidade, os quintos anos da Escola Armida Frare realizaram uma visita ao local e puderam compreender na prática os conceitos vistos em sala de aula
Publicado: 21/06/2024, 05:20
Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Luciane Aparecida Barreto e Cristina Ferreira Bach, trabalharam com o tema patrimônios históricos e naturais de Ponta Grossa. Segundo uma das docentes, o objetivo foi oportunizar uma experiência a turma de conhecer locais da cidade para valorizá-los. Dessa forma, foi organizado uma visita ao Parque Vila Velha, levando os alunos a aprenderem por meio da vivência e do lazer.
“O trabalho com o tema iniciou com uma roda de conversa para levantamento do que os alunos conheciam sobre os patrimônios do município. Na sequência, foram apresentados alguns destes lugares e montados quebra-cabeças de pontos importantes. Após o comunicado de que o passeio seria ao Parque Vila Velha, houve a leitura e compreensão textual da lenda de Vila Velha, seguida da exploração do site do parque, onde foram mostrados diferentes itens como ingressos e atrações”, explicou Cristina.
O passeio realizou-se no início do mês de junho e os educandos conheceram os arenitos, as furnas e a Lagoa Dourada. “Fazer a conexão entre a teoria e a prática por meio da aula em campo fez com que os alunos fossem capazes de transportar conceitos vistos em sala de aula, tornando-se sujeitos da sua própria aprendizagem”, destacou umas das professoras.
GALERIA DE FOTOS
Ao conhecer as formações rochosas do Parque Vila Velha, os estudantes entenderam as transformações pelas quais o planeta já passou e que, ao longo do tempo, outras acontecerão. Destacou-se também que as mudanças podem ocorrer pelas ações humanas, sendo necessário desenvolver a conscientização ambiental e pensar na sustentabilidade.
Após o retorno, outras atividades foram realizadas visando enriquecer e explorar ao máximo a experiência. “Em equipes, houve a escolha de um gênero textual por parte dos alunos (música, poesia, slogan, relatório, história em quadrinhos, notícia) para mostrar um pouco do que viveram no passeio, registrando por meio de ilustração alguns destes momentos. Também foi produzido um vídeo com os principais momentos da visita, mostrado aos alunos e aos pais”, relatou Cristina.
Para aprofundar o trabalho com a conscientização ambiental, foi transmitida a videoaula do projeto Vamos Ler - Geração Digital, em parceria com a Brasilcap, sobre a importância da sustentabilidade, seguidas de rodas de conversa sobre os assuntos abordados e a retomada da aula-passeio.
“Os objetivos propostos foram atingidos, pois foi possível ver a alegria estampada no rosto de cada criança pela oportunidade de conhecer este importante patrimônio. Além disso, por meio das produções textuais e rodas de conversa, os alunos mostraram tudo que vivenciaram e manifestaram a importância da preservação ambiental”, complementou a professora.