Proposta com uso de horta escolar engaja estudantes em PG
Mesclando estudos teóricos e práticos, o quarto ano da Escola Maria Coutin pode compreender processos sobre o plantio de alimentos e solidificar valiosos aprendizados
Publicado: 24/05/2024, 08:00

Os alunos do quarto ano D da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, sob a orientação da professora Elisangela Cristine da Silva Schenekenberg, desenvolveram um projeto de horta na escola. Segundo a educadora, o objetivo da proposta foi engajar os alunos na construção do conhecimento de forma interdisciplinar.
Dessa forma, as atividades iniciaram-se na horta da escola, onde os alunos participaram ativamente do plantio, cuidado e colheita do amendoim, alimento que havia chamado a atenção da turma. Em sala de aula, os educandos integraram o aprendizado sobre ciências, artes visuais e linguagens, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preza pelo incentivo a curiosidade intelectual e a abordagem investigativa.
GALERIA DE FOTOS
“As etapas das aulas incluíram o plantio e rega do amendoim na horta, observação e colheita, a secagem e manuseio do amendoim colhido, uma pesquisa sobre usos do alimento, leitura de receitas e estudo do gênero textual e a produção artística com as cascas de amendoim”, explicou a educadora.
Elisangela também ressaltou que os resultados do projeto foram observados através das atividades práticas na horta e dos trabalhos em sala de aula. “Os alunos demonstraram grande envolvimento e aprendizado, aplicando os conhecimentos adquiridos em suas casas, especialmente na execução de receitas utilizando o amendoim colhido”, complementou a educadora.