Dinâmicas inovadoras engajam alunos em classe de Palmeira
Com a utilização de ferramentas pedagógicas, aliadas a propostas práticas, o quinto ano da Escola Integrada Imaculada Conceição se aprofundou em estudos de Matemática e Língua Portuguesa
Publicado: 22/05/2024, 06:40
Os alunos do quinto ano D da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, orientados pela professora Daiana Bach, tiveram um primeiro trimestre repleto de práticas pedagógicas inovadoras, focadas no aprendizado por meio de jogos. Segundo a docente, a utilização de jogos educativos nas aulas trouxe um dinamismo que facilitou a compreensão de conceitos matemáticos e linguísticos.
No componente curricular de Matemática, os alunos exploraram expressões numéricas, composição e decomposição dos numerais, valor posicional e valor absoluto dos algarismos, além da sequência numérica com agrupamentos por níveis de aprendizagem. “A abordagem buscou práticas significativas e inclusivas, incentivando o trabalho em grupo, o que desenvolveu habilidades sociais, o aprendizado de regras e a cooperação entre os alunos”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Já no componente de Língua Portuguesa, a professora contou que foi realizado um trabalho intenso com os gêneros textuais. “Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a história do livro ‘O carteiro chegou’ foi lida para os alunos, seguida de um amigo secreto no qual cada criança indicou um livro e um filme para seu colega. Essa atividade valorizou o conhecimento de mundo dos alunos e divulgou diversas formas de expressão artística”, destacou Daiana.
Além dessas dinâmicas, a docente comentou que os educandos produziram diferentes textos, sempre enfatizando sua função social e abordando assuntos de interesse pessoal, apesar de a produção textual ainda ser um desafio a ser superado.
“Os alunos demonstraram grande interesse e entusiasmo com as atividades em grupo, percebendo que todos têm áreas em que se destacam e outras em que enfrentam mais dificuldades. A vontade de aprender, aliada ao apoio dos colegas, permitiu que muitos superassem suas dificuldades”, contou Daiana.
A professora também ressaltou que sempre acreditou no poder transformador da educação. “Se queremos resultados diferentes, precisamos agir diferente”, complementou.