PUBLICIDADE

Aulas lúdicas de Matemática engajam educandos em PG

Trabalhando com uma série de jogos e materiais didáticos, o quarto ano da Escola Braulina Carneiro aumentou o interesse pelas aulas e tem construído valiosos aprendizados

Através das novas dinâmicas a turma tem interagido muito mais com as aulas, tornando o aprendizado mais leve e natural
Através das novas dinâmicas a turma tem interagido muito mais com as aulas, tornando o aprendizado mais leve e natural -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros, orientados pela professora Kátia Belo Medeiros, tem realizado uma série de atividades lúdicas visando melhorar e facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. A docente explicou que, consciente da dificuldade que muitos estudantes enfrentam ao compreender o Sistema de Numeração Decimal (SND), adota uma abordagem diferenciada, priorizando o aprendizado por meio da prática e da ludicidade.

Dessa forma, a educadora desenvolveu um método de ensino que utiliza materiais manipuláveis, jogos e brincadeiras em todas as aulas. Desde o início, o objetivo foi proporcionar uma compreensão sólida e significativa dos conceitos matemáticos fundamentais.

Entre os materiais utilizados, destacam-se o material dourado, fichas escalonadas e quadro valor lugar. Além disso, Kátia incorpora uma variedade de jogos, como Nunca Dez, Jogo Formando Números, Jogo da Memória, Bingo, Batalha dos Números e Estrada das Operações. “Essa abordagem tem gerado resultados positivos, com alunos mais engajados, motivados e confiantes em relação à matemática”, relatou a docente.

Por fim, a professora ressalta que a empolgação das crianças é evidente, e as aulas se tornaram espaços de aprendizado alegres e produtivos. “Os alunos relatam diariamente que estudar matemática é divertido e que compreendem os conteúdos de forma clara. Esse é apenas o começo de um longo trabalho que visa fortalecer a base matemática dos alunos até o final do quinto ano”, complementou.

Acesse o blog da Escola Braulina Carneiro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE