História de Tiradentes é tema de dinâmicas em turma de PG
Utilizando a videoaula do projeto Vamos Ler sobre o tema, o quinto ano da Escola Adelaide Thomé Chamma construiu valiosos conhecimentos sobre a formação do Brasil
Publicado: 24/04/2024, 08:20
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, sob a orientação atenta da professora Eliane Cristina da Silva, mergulharam em um estudo sobre a figura de Tiradentes, coincidindo com as homenagens prestadas ao personagem brasileiro em 21 de abril.
Segundo a docente, a jornada começou com a exibição de uma videoaula do projeto Vamos Ler - Geração Digital, fornecendo aos alunos um vislumbre objetivo sobre Joaquim José da Silva Xavier. “Este ponto de partida desencadeou um debate reflexivo, onde os alunos confrontaram suas concepções prévias sobre o tema com o novo conhecimento adquirido na videoaula”, contou a educadora.
Eliane também explicou que um dos pontos que mais chamou a atenção dos estudantes foi a desconstrução do estereótipo de Tiradentes com barba e cabelos compridos, comumente retratado nos livros. “A clareza e objetividade da videoaula apresentaram um militar com cabelo e barba curta, contestando as percepções tradicionais”, comentou.
GALERIA DE FOTOS
Além dos aspectos citados, o debate entre os alunos se aprofundou na questão da Inconfidência Mineira, onde a turma refletiu sobre a falta de diálogo que levou Tiradentes e outros inconfidentes a redigirem o Manifesto. “Essa falta de diálogo e a punição sem defesa enfrentada por Tiradentes foram comparadas pelos alunos com os princípios de justiça e direitos humanos aprendidos em sala de aula”, ressaltou a professora.
Após o debate, os alunos se dedicaram a pesquisas em grupo e produção de textos para ampliar seu entendimento sobre a vida de Tiradentes e sua relevância na história do Brasil. Como culminância desse estudo, criaram jograis e realizaram uma “Invasão Poética” nas demais turmas da escola, compartilhando suas descobertas e interagindo com os colegas e professores.
“Os cartazes produzidos foram expostos nos painéis da escola, garantindo que todos os alunos pudessem visualizar e consolidar os conhecimentos adquiridos, marcando assim uma etapa significativa em seu aprendizado sobre Tiradentes e a história do país”, complementou Eliane.