Proposta estabelece hábito da leitura em turma de PG
Realizando diversas atividades e trabalhos com foco no tema, o quarto ano da Escola Ludovigo Egg tem criado uma relação diferente e cada vez de maior interesse por livros e momentos de leitura
Publicado: 22/04/2024, 10:20
Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, sob a orientação da professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, participaram de uma jornada de descoberta e aventura por meio da leitura.
“O trabalho desenvolvido com os livros de literatura infantil tem como principal objetivo incentivar os alunos a ler e compreender com autonomia as obras que exploram. A leitura é uma atividade diária essencial para o desenvolvimento dos alunos, proporcionando o enriquecimento do vocabulário, o surgimento de novas ideias e conhecimentos, e preparando-os para a produção de textos em diferentes gêneros”, comentou a docente.
GALERIA DE FOTOS
Alessandra também explicou que em sala de aula são realizadas diversas atividades direcionadas à leitura, incluindo compreensão, interpretação e leitura compartilhada, com colegas de outras turmas e da própria sala, como parte do projeto de leitura da escola. “Essas práticas visam cultivar nos alunos o gosto pela leitura de diferentes gêneros literários, como contos de fadas, fábulas, poemas, lendas e aventuras”, complementou.
Nova proposta - Durante uma atividade em sala de aula, a professora questionou aos alunos o que seria um livro para eles. As respostas foram diversas e reveladoras. Uma aluna comparou o livro com um avião, pois transporta o leitor para o mundo da imaginação. Enquanto outros educandos descreveram o livro como um amigo e sendo mais valioso do que assistir TV ou mexer no celular.
“Com as propostas de leitura, o objetivo é transformar os livros em uma parte essencial do cotidiano dos alunos, proporcionando histórias para ler, contar, narrar, vivenciar e aprender, enriquecendo suas vidas e alimentando sua imaginação”, afirmou a docente.