Feira de ciências gera conhecimentos e diverte alunos em PG
Abordando diversas temáticas, o quarto ano da Escola Guaracy Paraná realizou pesquisas, a elaboração de diversos materiais e trabalhos e a apresentação dos resultados para os colegas no dia do evento
Publicado: 16/04/2024, 07:20
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira, orientados pela professora Edicléia Batista dos Santos, realizaram uma aguardada feira de ciências. Segundo a docente, cada aluno mergulhou em pesquisas, aprendizado e compreensão de temas científicos que permeiam o dia a dia de estudos.
Para a realização do projeto, os alunos se organizaram em grupos e dividiram os conteúdos em partes, cada uma a ser apresentada aos colegas de sala. Após uma preparação intensa, deu-se início aos trabalhos, com a montagem de maquetes, elaboração de cartazes, representações de planetas e desenhos.
Com a preparação concluída, cada equipe teve a oportunidade de apresentar seus conhecimentos. Inicialmente, a equipe das misturas homogêneas compartilhou com os colegas tudo o que aprenderam em suas pesquisas. Segundo a educadora, o protagonismo foi evidente, mostrando o comprometimento de cada um.
GALERIA DE FOTOS
Na segunda apresentação, o assunto foram as células. “De forma clara, os alunos explicaram esse conteúdo complexo, abordando o que são células, onde são encontradas e qual sua função. Foram verdadeiros multiplicadores de conhecimento”, comentou Edicleia.
A terceira equipe trouxe uma apresentação sobre a Terra, explorando seus movimentos de forma lúdica. Com destaque para a rotação e translação, o grupo responsável mostrou como ocorrem as mudanças das estações do ano, envolvendo todos os alunos na compreensão desses fenômenos.
O grupo seguinte abordou um tema fundamental: higiene e cuidados do corpo. Com cartazes ilustrativos, apresentaram informações sobre escovação, banho e outros cuidados essenciais, demonstrando conhecimento adquirido no dia a dia e em pesquisas.
Temas como Sistema Solar, vírus, bactérias, vacinas, misturas homogêneas e fases da lua foram apresentados de forma prática e acessível pelos alunos. “Todos se tornaram protagonistas de sua própria aprendizagem, compartilhando conhecimento e aprendendo duas vezes, pois como diz o ditado, quem ensina, aprende duas vezes”, complementou a professora.