Trabalho infantil tem amplas ações em turma de Reserva
‘Circo teatro’, uso de jornal acerca da temática e reflexão geral contribuíram no combate com os alunos do quarto ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 15/03/2024, 12:50
O quarto ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, trabalhou questões voltadas ao trabalho infantil. A professora Zélia Bilik Debas comenta que os alunos tiveram a oportunidade de participar da apresentação ‘Circo Teatro Sem Lona’, que aborda a temática de forma instrutiva e lúdica, elencando a importância de frequentar a escola e estudar normalmente, o que desenvolve de maneira saudável todas as habilidades e capacidades.
“Em sala de aula realizamos um seminário, colocando em pauta o trabalho infantil, onde os educandos compreenderam que o mesmo priva as crianças de sua infância, seu potencial, sua dignidade, prejudicando o desenvolvimento físico e mental, transformando crianças e adolescentes em adultos precoces, afetando seu crescimento e desenvolvimento por serem submetidos a situações extremas de trabalho, resultando em doenças e atrasos na formação”, comenta a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora cita também que, para enriquecer o tema abordado, exploraram o jornal ‘Vamos vencer o trabalho infantil’, com atividades e textos diferenciados. As atividades foram finalizados com registros em pequenos grupos para efetivação da proposta, onde os educandos puderam compreender que o trabalho infantil é aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, visando dinheiro, favores o presentes.
“Diferente dos pequenos afazeres realizados em casa, resultando em responsabilidades, ou ainda como menor aprendiz. Podemos concluir que a infância é uma fase de suma importância para o desenvolvimento humano, pois quando vivenciada e estimulada de forma correta, proporcionará efeitos positivos na vida adulta”, conclui Zélia.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.