Alunos de Reserva ‘libertam textos’ em proposta didática
Gêneros instrucional, diário pessoal, reportagem e notícia foram destaques no entendimento teórico e aplicação prática (e divertida) no 5º ano D da Escola Rural Artur Antunes Ribeiro
Publicado: 11/03/2024, 10:25
O 5º ano D da Escola Rural Municipal Artur Antunes Ribeiro, em Reserva, da professora Viviane Bacheladenski Hull, desenvolveu um amplo trabalho sobre gêneros textuais. A docente explica que, a cada dia de aula, os alunos, numa sequência alfabética, tiram um texto que está dentro de uma gaiola, ‘enrolado’ e ‘amarrado’, ‘solta-o’ e realiza sua leitura reconhecendo seu gênero textual e identificando a finalidade de forma oral, com os colegas de turma.
“Após, realizamos as atividades de gêneros específicos para o dia, pois os gêneros textuais fazem parte do cotidiano de todos e cabe a nós sabermos identifica-los. Em um primeiro momento, trabalhamos com textos instrucionais”, comenta a educadora. Viviane cita que esta estrutura exige mais compreensão, pois sua finalidade é ensinar a fazer algo. “Então, usamos a compreensão de um texto que fala do ‘uso de controle remoto’ e outro com regras de jogos especificando o ‘jogo da memória”, pontua a professora. O jogo foi feito em sala de aula para melhor compreensão e aplicação de regras.
GALERIA DE FOTOS
O segundo momento teve o gênero textual ‘diário pessoal’, com apoio do livro didático. Os alunos realizaram leitura do exemplo de uma página de diário, cita a docente, com sequência de interpretação oral e, finalizando, a produção textual do dia anterior do estudando para melhor compreender o gênero. Assim, a turma teve a oportunidade de relatar o seu dia por meio da escrita, que a educadora cita como ação muito proveitosa.
No terceiro momento trabalhamos com os gêneros ‘notícia e reportagem’, pois são parecidos, mas cada um tem sua particularidade. Dessa forma, os alunos compreenderam as suas diferenças e semelhanças. Assim, no dia 6 de março, concluímos uma parte do projeto ‘Libertando um Texto’, que tem objetivo de incentivar a leitura, identificar e perceber a finalidade dos diferentes gêneros textuais que fazem parte do nosso cotidiano”, conclui Viviane.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Artur Antunes Ribeiro clicando aqui.