Palestra temática amplia conhecimentos no Sagrada de PG
Buscando incentivar a preservação do patrimônio cultural e absorver conhecimentos na área científica, os alunos do Curso de Formação de Docentes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos estudos sobre pinturas rupestres
Publicado: 04/03/2024, 21:09
Os estudantes do Curso de Formação de Docentes do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa, acompanhados pela professora Grazyelli C. da Costa, receberam os professores Henrique Pontes e Laís Massuqueto, ambos membros do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Segundo a docente, os convidados apresentaram a professores e alunos do Curso de Formação Docente a palestra referente ao projeto ‘PGRupestre’, o qual catalogou mais de 1200 pinturas rupestres na Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana na região dos Campos Gerais.
O evento teve como objetivo incentivar a preservação patrimonial e o desenvolvimento científico na área. “A palestra abarca desde o surgimento do projeto, passando pelo interessantíssimo processo do trabalho de campo até chegar na apresentação e análise dos resultados deste importante levantamento”, relatou Grazyelli.
GALERIA DE FOTOS
Do trabalho dos pesquisadores, resultou ainda o livro “As aventuras de Ema”, voltado para crianças de 8 a 12 anos. Um material rico para uso didático e complementação de atividades em sala.
Por fim, a professora Grazyelli afirmou que conhecer como se deu a dinâmica de produção da obra enriqueceu ainda mais as formas para explorá-la. “Daí a importância desta formação continuada, que resultará, consequentemente, em uma aprendizagem significativa sobre a importância da preservação patrimonial, não apenas para os profissionais que participaram, mas para a comunidade escolar, que terá professores ainda mais inspirados e capacitados para pensar e aplicar os conceitos em seu cotidiano escolar, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente”, complementou.