PUBLICIDADE

Conteúdos do Vamos Ler auxiliam trabalho de turma em Palmeira

Com a realização de atividades ao longo de todo o ano letivo, o quinto ano A da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário encerrou as atividades com a elaboração de um telejornal

A gravação dos conteúdos do 'Jornal Rosário' ocorreu em partes, com os alunos se dividindo na elaboração e montagem
A gravação dos conteúdos do 'Jornal Rosário' ocorreu em partes, com os alunos se dividindo na elaboração e montagem -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário, orientados pela professora Paula Karise Stadler Kasiorowski, abordaram os conteúdos dos gêneros notícia e reportagem, realizando atividades teóricas e práticas.

Segundo a docente, inicialmente, foram realizadas uma pesquisa e uma roda conversa sobre as profissões que os alunos gostariam de seguir. Posteriormente, a turma assistiu a videoaula do projeto Vamos Ler sobre a profissão de jornalista. “Alguns ficaram surpresos com a quantidade de funções e pessoas envolvidas na realização de um jornal. Outros se identificaram mais com funções relacionadas a fala e a parte digital do processo”, contou Paula.

Após essa conversa, outra videoaula foi apresentada aos alunos, apresentando como utilizar com o Jornal da Manhã. Nesse momento foi levantada a possibilidade da turma criar o seu próprio periódico.

“O conteúdo foi trabalhado em várias aulas, com as videoaulas do Vamos Ler e também com atividades feitas através do Jornal da Manhã, durante este ano letivo. As produções contribuíram muito para a aquisição e concretização do aprendizado acerca desse assunto. Ao longo do ano, foram trabalhados diversos temas utilizando as ferramentas do Portal aRede, como os biomas brasileiros, a autoconfiança e a autoestima, as estações do ano e estudos de capa do Jornal da Manhã”, comentou a educadora.

Para concluir as atividades, a professora passou aos alunos os conceitos que constituem uma notícia ou reportagem, utilizando o Jornal da Manhã. “Também utilizei na avaliação da turma uma reportagem publicada com nossas atividades do projeto Vamos Ler”, explicou.

Como encerramento, a turma decidiu produzir um telejornal. “Assim, diante de todas as pesquisas, conseguimos montar o roteiro e gradualmente gravamos as partes e depois montamos o ‘JR’ (Jornal Rosário)”, relatou Paula.

A educadora também afirmou que as atividades ficarão na memória dos alunos, tendo como registro a gravação do jornal. “Destaco a importância e a grande contribuição do projeto Vamos Ler e de seus conteúdos, pois nos professores necessitamos deste tipo de apoio para complementar nossas aulas de forma mais lúdica para os alunos”, complementou.

Acesse o blog da Escola Nossa Senhora do Rosário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE