Prática de esportes empolga alunos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Prática de esportes empolga alunos em PG

Com o intuito de aumentar a participação efetiva dos educandos e possibilitar o aprendizado prático, as classes de quarto e quinto anos da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco tem sido responsáveis pela organização de jogos diários entre os alunos

Contando todas as equipes, as dinâmicas envolvem mais de 120 crianças
Contando todas as equipes, as dinâmicas envolvem mais de 120 crianças -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os alunos das turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco, orientados pela professora Elisete Terezinha da Silva dos Santos, tem realizado inúmeras atividades na disciplina de educação física, visando compreender a importância do esporte, através das várias modalidades conhecidas, e reconhecer seu papel no momento da educação e do conhecimento, para o desenvolvimento integral dos alunos. 

A docente explica que o objetivo é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. “Por a Educação Física ser uma matéria de interesse dos alunos, eles têm o sentimento de realização de serem protagonistas no desenvolvimento das atividades em que eles têm a função de serem responsáveis por aquele momento”, contou Elisete. 

GALERIA DE FOTOS

  • Os alunos participam de todos os momentos dos jogos, sendo também responsáveis pela arbitragem das partidas
    Os alunos participam de todos os momentos dos jogos, sendo também responsáveis pela arbitragem das partidas
  • O projeto foi apresentado durante o Congresso de Educação realizado em Ponta Grossa
    O projeto foi apresentado durante o Congresso de Educação realizado em Ponta Grossa
  • Contando todas as equipes, as dinâmicas envolvem mais de 120 crianças
    Contando todas as equipes, as dinâmicas envolvem mais de 120 crianças
  

Os alunos se organizaram em uma lista, onde todos os dias, no horário de descanso, é feita a escala da equipe de árbitros responsáveis pelo desenvolvimento dos jogos do dia. Os educandos que não estão jogando em quadra ou arbitrando, desenvolvem atividades como jogos de tabuleiro, desenho, pular corda, pular elástico e bambolê. Foram providenciados apitos, cronômetros, o placar e coletes. Os alunos se organizam, montam seus times e escolhem um país para representar. Os times são mistos e uma premiação se dará ao final da competição para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A educadora explicou que a ideia do projeto surgiu de uma pergunta simples feita em aula: o que é arbitragem? A indagação despertou a curiosidade da professora, de até onde seus alunos poderiam chegar com a resposta de uma simples pergunta, e decidiu por iniciar as dinâmicas que possibilitaram aos alunos realizarem a descoberta do conhecimento.

“É assim que está acontecendo, eles são protagonistas das ações em quadra. Conhecendo regras, disciplina, cooperação, companheirismo, senso crítico, respeito e honestidade, tudo isso através da prática. Eles são o centro da aprendizagem enquanto sou mediadora dos momentos de aprendizagem, com a participação mais que especial dos meus pequenos, tão entusiasmados e sempre tão dedicados a aprender, sendo realmente o centro do ensino”, complementou Elisete.

Acesse o blog da Escola Glacy Camargo

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE