Turma de Carambeí transforma reuso de alimentos em livro
Alunos do quinto ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa puderam mostrar, com obra nos formatos físico e digital, como reutilizar insumos que iam para o lixo em novas receitas
Publicado: 06/10/2023, 17:55
O 5º ano C da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, da professora Maderli Ferreira, desenvolveu uma atividade sobre reciclagem e reaproveitamento de alimentos, transformando o conteúdo em um livro da turma. A docente explica todos os processos realizados pela turma, dentro e fora da sala de aula.
“A visita ao centro de reciclagem Copam permitiu que as crianças entendessem como funciona o processo de reciclagem, desde a separação dos materiais, até a transformação em novos produtos. Durante a visita, elas tiveram a oportunidade de ver de perto as máquinas e os funcionários em ação, compreendendo a importância de separar corretamente o o lixo e de reciclar tudo o que for possível”, aponta a educadora.
Maderli cita que, após a visita, foi a vez de ‘botar a mão na massa’, confeccionando um livro de receitas com alimentos reaproveitados. Assim, a ideia foi utilizar ingredientes que muitas vezes são descartados, mas que ainda podem ser utilizados de maneira nutritiva, saborosa, como os casos de cascas de frutas, talos de legumes, folhas de beterraba, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
“Antes de iniciar a produção do livro, foi explicada para as crianças a importância de aproveitar ao máximo os alimentos, evitando desperdício. Essa conversa foi feita por meio de jogos, atividades lúdicas e vídeos educativos. Em seguida, as crianças pesquisas com seus familiares e na internet as receitas”, elenca a professora.
Na sala de aula, cada aluno digitou sua receita, onde a docente organizou o livro de receitas, disponibilizados para as famílias em e-book, além de um ficar na biblioteca da escola no formato impresso. Para fechar, a educadora pontua que as crianças puderam compartilhar as receitas com os pais, familiares e amigos, disseminando a importância do reaproveitamento de alimentos e da sustentabilidade.
“Atividades como essa são fundamentais para despertar o interesse das crianças pelo cuidado como meio ambiente desde cedo. Além disso, proporcionam momentos de aprendizado e diversão, estimulando a criatividade e a consciência ambiental”, conclui Maderli.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Fátima Augusta Bosa clicando aqui.