Saborosa prática científica engaja educandos em Imbaú | aRede
PUBLICIDADE

Saborosa prática científica engaja educandos em Imbaú

Ovos cozidos e pipoca foram alimentos escolhidos – e consumidos – para abordagem sobre transformações reversíveis e não reversíveis no 4º ano B da Escola Júlia Wanderley

Professora destacou importância de métodos do gênero para trabalhar temática com os alunos
Professora destacou importância de métodos do gênero para trabalhar temática com os alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano B da Escola Municipal Júlia Wanderley, em Imbaú, da professora Silvana Batista Barreto, desenvolveu um trabalho de Ciências sobre as transformações reversíveis e não reversíveis. A docente explica que a aula iniciou com a explicação dos termos referentes aos alimentos.

“Depois de explicado o conteúdo e conhecido alguns alimentos que sofrem transformações durante seu processo de preparo ou cozimento, dividimos a sala em grupos para juntos fixar melhor o conteúdo proposto. Realizamos atividades em grupo. Depois, fomos à aula prática. Fomos até a cozinha da escola, onde a tia nos ajudou colocando ovos para cozinhar e pipoca para estourar. Estes dois alimentos foram escolhidos por todos para melhor observação no processo de transformação não reversível deles”, aponta a educadora.

Silvana cita que foi uma especialmente diferente e saborosa, pois depois do processo de transformação dos alimentos, todos se deliciaram em sala comendo pipoca e salada de ovo cozido.

“Sem dúvidas, os alunos assimilaram muito mais o conteúdo, pois quando aprendemos com material concreto, assimilamos as informações precisas para desenvolver atividades, e a convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará a criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como relacioná-la as demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática”, destaca a professora.

A docente complementa ao pontuar que o lúdico nem sempre está ligado apenas as brincadeiras e jogos, mas também é uma metodologia pedagógica que ajuda a ensinar brincando, sem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade.

“Ao final, realizaram também um relato avaliando a aula e falando o que mais gostaram e o que assimilaram sobre esta aula. Me sinto realizada como docente, em ter oportunidades como essa em repassar conhecimento de forma diferente e divertida”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Júlia Wanderley clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE