'Roda de chimarrão' estimula a leitura em São João do Triunfo | aRede
PUBLICIDADE

'Roda de chimarrão' estimula a leitura em São João do Triunfo

Estudos e pesquisas sobre a erva-mate, riqueza produzida na região, permeou ideia de tomar a tradicional bebida com momentos literários no 5º ano B da Escola Professor Sebastião Antunes Ferreira

Proposta contribui para método diferenciado de ler e aprender
Proposta contribui para método diferenciado de ler e aprender -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano B da Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira, em São João do Triunfo, desenvolveu uma atividade denominada ‘Leitura na Roda de Chimarrão’. A professora Maria Silvana Lima Silva aponta que a iniciativa levou aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa e conhecimentos relacionados à flora local (erva-mate), com o objetivo de também conhecer o meio ambiente onde vivem.

“O presente projeto foi iniciado a partir de atividades relacionadas à erva-mate, muito produzida na nossa região, desde o início da colonização do município a erva-mate predominava a região. Até os dias de hoje o cultivo é realizado em abundância. Após, conversas com os alunos e trocar ideias a respeito, descobrindo o que eles sabiam sobre o assunto em questão. Na sequência, assistiu-se um documentário a respeito da erva-mate”, relata a docente.

GALERIA DE FOTOS

  • Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
    Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
  • Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
    Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
  • Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
    Ideia partiu de aluna e contou com adesão dos educandos
  

Na sequência, explica a educadora, uma aluna sugeriu tomar chimarrão na sala de aula. A ideia, acatada pela professora e junto com os colegas, foi de realizar o processo junto à leitura na última sexta-feira. No dia definido pela classe, Maria Silvana apresentou textos informativos sobre a erva-mate: a nativa, o plantio, a colheita, seu uso e benefício.

“(Os) alunos que não aderiram a tomar chimarrão tomaram chás e sucos. A ideia deu sequência, devido ser uma atividade diferenciada e atraente aos alunos. Sendo assim, todas as sextas-feiras os alunos vão até à biblioteca da escola, escolhem livros para serem lidos na hora da Roda de Chimarrão. Na sequência, realizam uma síntese da leitura realizada”, conclui a professora, elencando ainda que a avaliação teve base na pesquisa, participação e desempenho nas atividades de leitura e escrita.

Acesse o blog escolar da Escola Professor Sebastião Antunes Ferreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE