Dinâmicas de empreendedorismo engajam alunos em PG
Com a participação em um projeto especial do Sebrae, a turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros desenvolveu seu próprio negócio
Publicado: 18/09/2023, 14:15
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros, coordenados pela professora Liliane Siemieniaco, participaram do projeto Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP), iniciativa do Sebrae junto a Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a docente, durante as atividades os alunos tinham encontros semanais, onde eram apresentados os fundamentos pedagógicos e os conceitos de educação empreendedora. “A proposta do JEPP, veio por meio de atividades lúdicas e videoaulas, em um ambiente que sensibilizasse a aprendizagem dos estudantes, onde eram encorajados a tomar decisões, planejar e identificar oportunidades em situações desafiadoras” detalhou Liliane.
Como sequência da ação, os alunos desenvolveram o estudo da cultura italiana em Ponta Grossa. “Estudaram a respeito da culinária, os sabores e as cores regionais e decidiram pela produção e venda de pizzas. Para tanto, as crianças fizeram uma pesquisa sobre as receitas mais apreciadas em sua comunidade, confeccionaram um livro e escolheram a favorita da turma”, explicou a professora.
Os educandos também fizeram a escolha do nome de seu empreendimento: “Pizzaria Braulitzza - Ponta Grossa mais saborosa em seus 200 anos” e criaram uma logo que estaria presente na divulgação de seus produtos.
“O momento mais significativo foi o “Mãos na massa”, onde os alunos tiveram a oportunidade de planejar a escolha dos produtos que seriam utilizados, perceber a necessidade dos cuidados de higiene no preparo dos alimentos e o preparo das massas. Sem dúvidas, foi uma experiência deliciosa”, comentou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim a pizzaria da turma participou, no dia 13 de setembro, do Congresso de Educação da cidade de Ponta Grossa, no espaço de “Sinapses Criativas”, vendendo os alimentos preparados pelos próprios alunos.
“Com certeza se tratou de um momento marcante e uma linda homenagem a nossa cidade, com nossos pequenos empreendedores dando um show de conhecimento e desenvoltura, que encantaram os visitantes da feira”, complementou Liliane.
Para encerrar o projeto os alunos realizarão um passeio com o lucro de suas vendas.