PUBLICIDADE

'Empatia' da Continental e Vamos Ler tem ações em Castro

Videoaula da parceria sobre o tema teve conversa, reflexão e dinâmica dos alunos do 5º ano A da Escola de Guararema que mostra a importância de pensar no outro

Professora destaca que alunos, aos poucos, vêm mudando conceitos sobre o próximo e de si mesmos
Professora destaca que alunos, aos poucos, vêm mudando conceitos sobre o próximo e de si mesmos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano A da Escola Municipal de Guararema, em Castro, da professora Sueli das Dores Iank de Oliveira Zampieri, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Continental sobre empatia. A docente destaca o trabalho que foi além da parte teórica, trazendo aspectos importantes nas questões educacionais e sociais aos educandos.

“Dando continuidade ao trabalho com as videoaulas especiais, partimos agora com uma temática super importante: a empatia. Vimos que na turma do 5º ano A esse assunto é muito relevante, pois aborda diferentes temáticas para discussão. O projeto Vamos Ler – Geração Digital e a Continental abordam, no quarto episódio da série especial de videoaulas, a empatia e a importância do respeito e preocupação com o próximo, baseada nas diversas ações já realizadas pela Continental nessa área”, elenca a educadora.

Assim, explica Sueli, a turma assistiu a videoaula, em roda de conversa falaram sobre o assunto de forma produtiva, contribuindo significativamente neste contexto. Com a música ‘Ninguém é Igual a Ninguém’, puderam trabalhar a dinâmica ‘O melhor de mim’: desenharam o que sabem e gostam de fazer, com dedicação e capricho segundo a professora.

“Em seguida, em duplas, partilharam contando sua história do porquê desenharam tal coisa e, ao mundo comando, trocaram de desenho e, posteriormente com mais um pedido da professora, amassaram o desenho do colega. Muitos questionaram, outros negaram a obedecer o comando, houve reflexão e concordaram que não se deve amassar o do outro, que o respeito e empatia têm que existir”, relata a docente.

Para complementar, a educadora cita que houve pesquisa de diversos vídeos sobre empatia e respeito com o outro e, em grupos no final da aula, iniciaram a construção de um bloco da empatia, que colarão o desenho do colega e, no decorrer do trimestre, farão trocas de blocos para escrever recados de autoestima e estímulo para outros educandos, em forma de respeito e empatia com o colega e a turma.

“Vi muito engajamento da turma para trabalhar com essa temática tão importante. Os alunos, aos poucos, estão mudando seus conceitos em relação ao respeito com o outro e com si mesmo. Parabéns, turma querida, que sempre está disposta a aprender coisas novas e aplicar em suas vidas. Ficará marcada essa temática para todos”, conclui Sueli.

Acesse o blog escolar da Escola de Guararema clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE